Apeoesp registra mais 42 casos de afastamento em escolas pela covid

Local
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Levantamento do sindicato contabiliza 137 profissionais de educação com a doença

Monitoramento da evolução da covid-19 entre os profissionais da educação de Limeira, realizado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), identificou mais 42 afastamentos nas escolas, em razão da doença.

A última atualização, no dia 23 de fevereiro, havia 26 casos na rede estadual e 69 na municipal, totalizando 95 casos entre funcionários, professores e equipe gestora, que se afastaram da escola por sintomas do coronavírus.

“É importante esclarecer que a Apeoesp não monitora o contágio entre os estudantes. Porém, da maneira como foi retomada as aulas, o alerta do sindicato e a falta de confiança e medo dos pais, a maioria absoluta não foi para as escolas. Lembramos que os professores da rede municipal retornaram presencialmente no dia 3 de fevereiro, os professores da rede estadual no dia 29 de janeiro e os estudantes dia 8 de fevereiro na rede estadual e 15 de fevereiro, rede municipal”, informou o Conselho de Representantes da Subsede Limeira.

De acordo com o monitoramento do sindicato, nesta semana, foram registrados mais 42 casos, sendo 16 na rede estadual e 26 na municipal. “Este número pode ser muito superior porque muitos podem ser assintomáticos”, ressaltou o conselho.  

Na pesquisa, o sindicato leva em consideração os casos confirmados e os profissionais que estão aguardando resultado, ou seja, a realidade da escola em relação aos afastamentos em virtude da doença. “A tabela geral é somativa, registra todo o histórico de evolução, com finalidade de mostrar todos que sofreram e sofrem nessa pandemia com o retorno das aulas presencias. Apresentamos semanalmente a lista das escolas com o número de pessoas que já se envolveram nesse doloroso processo de pandemia”.

CONSCIENTIZAÇÃO

Segundo a Apeoesp, o objetivo desse trabalho é conscientizar as autoridades que, neste momento grave da pandemia no Brasil, no Estado de São Paulo e na cidade, que ultrapassa 93% dos leitos de UTI, “a mais segura e apropriada forma de continuar o trabalho é na modalidade remota e de ensino online. Isso, com a garantia ao acesso à infraestrutura necessária para ministrar e acompanhar as aulas, como computador e internet, para os professores e estudantes, fornecidas pelo governo do estado e município até que todos estejam vacinados”.

Este levantamento vem acontecendo nas 94 subsedes da Apesoesp espalhadas em todo o estado de São Paulo. Até ontem, o sindicato registrou 1.625 casos confirmados em 768 escolas com 22 óbitos desde o início das aulas presenciais na rede estadual.

O sindicato protocolou um ofício endereçado ao prefeito de Limeira, Mario Botion, solicitando a vacinação dos profissionais da educação no grupo prioritário. “Também o fizemos junto ao governo do estado e Ministério da Saúde. A Apeoesp tem ação no Supremo Tribunal Federal para vacinação dos professores na primeira etapa. Nós, professores entendemos que, neste momento de saturação da rede hospitalar de UTI, que pode caminhar para um colapso, manter as aulas presenciais podem contribuir para o aumento significativo do número de casos. Entendemos que é absolutamente incoerente o prefeito tornar mais rígidas as regras e não incluir a educação que

envolve crianças, adolescentes, jovens e profissionais. A Apeoesp continuará monitorando, divulgando e denunciando os casos de covid-19 nas escolas, buscando sensibilizar as autoridades de que a vida vem sempre em primeiro lugar”, afirmou o conselho.

 

Afastamentos nas escolas

Estaduais

Profº. Ary Leite Pereira - 4

Profº. José Ferraz Sampaio Penteado -1

Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral - 1

Profº. William Silva – 1

Profº . Ely de Almeida Campos – 1

Gustavo Peccinini – 2

Profº. Lázaro Duarte do Páteo – 3

Profª. Leontina Silva Busch - 3

Municipais

Profº. Arlindo de Salvo - 4

Caroline Pardo Campos Freire - 4

Vereador Waldimir Jorge Schnoor - 1

Major José Levy Sobrinho -1

Profª. Lia Maura Mattos Silveira – 1

Theresa Veronesi D'andrea – 2

Profª. Benedicta de Toledo – 1

Profª. Maria Apª De Luca Moore – 4

Padre Maurício Sebastião Ferreira – 1

Profª. Maria Madalena Vasconcellos Da Silva - 5

Secretaria Municipal da Educação – 2

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection