Iracemápolis debate destinação do lixo com cidades da região

Evento ocorreu na quarta-feira em Iracemápolis para tratar sobre resíduos sólidos

Iracemápolis
Ferramentas
TIPOGRAFIA

Foco é desenvolver ações conjuntas entre as cidades para atender à legislação

Iracemápolis sediou na quarta-feira, no Centro de Lazer, encontro entre autoridades municipais e órgãos fiscalizadores relacionados ao meio ambiente para debater a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos das cidades que compõem o aglomerado urbano de Piracicaba.

O vice-prefeito Messias Humberto de Oliveira informou que o objetivo do evento foi desenvolver ações conjuntas entre as cidades para atender a legislação que determina o descarte correto de resíduos.

Entende-se por resíduos sólidos o lixo proveniente de residências, da limpeza pública e dos comércios e prestadores de serviços das cidades. Entre as autoridades da região, participaram o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o subsecretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Gláucio Penna, a promotora de Justiça do Gaema/PCJ, Alexandra Martins, e o gerente da Cetesb de Piracicaba, José Ferreira Assis.

"Foi um encontro técnico de alto nível e muito produtivo, realizado com o objetivo de organizar ações conjuntas entre os municípios e o Governo do Estado. A proposta é encontrar soluções integradas para implantação em nossa região da Política Nacional de Resíduos Sólidos", explicou. Messias destacou o trabalho exemplar nesse sentido que tem sido realizado em Piracicaba. "O município possui uma área grande e um trabalho importante em reciclagem. Entre os objetivos está, também, estreitar o relacinamento para que, no futuro, Iracemápolis possa encaminhar os resíduos até Piracicaba", cita.

SERVIÇO

Atualmente, o lixo produzido em Iracemápolis é enviado até Rio das Pedras. O serviço é totalmente tericerizado porque a cidade não possui mais aterro próprio. O aterro usado anteriormente foi fechado pela Cetesb, porque havia ultrapassado seu limite.

Com o evento, diz Messias, as cidades poderão estar mais próximas e buscar soluções conjuntas para o descarte adequado dos itens. "As cidades produzem uma quantidade enorme de lixo diariamente, e a forma de gerenciar os resíduos tem impacto direto em questões como qualidade de vida e saúde pública. Por isso, a importância do evento. Para construir soluções inteligentes, estamos realizando um trabalho conjunto entre cidades vizinhas", concluiu.

Coleta de lixo é o serviço com
maior aprovação, diz pesquisa

Entre 16 serviços públicos analisados em Iracemápolis, a coleta de lixo conseguiu a melhor avaliação no 2º trimestre de 2019, segundo pesquisa realizada pela INDSAT — que mostrou que o serviço tem alto grau de satisfação e registrou 773 pontos.

Iracemápolis começou a fazer parte da cobertura da INDSAT no 4º trimestre de 2017, período em que a coleta conseguiu pontuação satisfatória de 726 pontos. O melhor resultado foi apresentado no 4º trimestre de 2018, com 780 pontos — atualmente, a satisfação está estabilizada.

Segundo a INDSAT, o índice de satisfação dos serviços públicos é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação, com critérios "ótimo", "bom", "regular", "ruim" e "péssimo". Ao todo, 400 pessoas participaram da pesquisa. A coleta de lixo recebeu 85% de "ótimo" e "bom", 11% de "regular" e 4% de "ruim" e "péssimo".

O novo modelo de coleta em Iracemápolis foi implantado pelo prefeito Fábio Zuza em 2017, a partir de contrato assinado com a "Forty Construções e Engenharia", que ficou responsável pelo serviço de manejo do lixo domiciliar. O serviço inclui coleta, transporte e destinação correta dos materiais recolhidos. (Da Redação)

No Internet Connection