Crescem reclamações sobre produtos no Procon

Gimenez (à dir.) e representantes do BB: canais estimulam solução de conflitos e reduzem gastos

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Dados do Procon de Limeira mostram que foram realizados 8.071 atendimentos no ano passado. A maior parte das reclamações foi da categoria produtos. Assuntos financeiros, que lideravam as denúncias em 2017, tiveram quedas nas queixas.

O coordenador do Procon, Fabrício Gimenez, informou que quem está em primeiro lugar nas denúncias são os produtos. Consumidores têm tido dificuldade em fazer devoluções de itens que compraram fora das lojas.

Muitos não sabem, mas, quando o produto é comprado fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem até sete dias para se arrepender da compra e devolver o item. A regra vale para a internet e até mesmo compras quando o consumidor é abordado na rua.

"Muitas empresas têm ignorado esses pedidos para a devolução. Quando o consumidor vem até o Procon, entramos em contato para que o procedimento ocorra. Esse tipo de reclamação tem sido comum. Outra questão sobre produtos é em relação à troca em virtude de  defeitos", cita.

O segundo item mais denunciado são os serviços essenciais, como fornecimento de água, energia e telefonia. Em terceiro lugar, estão os assuntos financeiros. "Nessa categoria, em muitos casos, temos que orientar o consumidor a procurar a Justiça porque os bancos, muitas vezes, não aceitam negociação", disse. Os serviços privados, como contratação de canais a cabo e planos de internet móvel, são os últimos na lista das denúncias.

QUEDA

De 2017 para 2018, houve queda nas denúncias. Enquanto, no ano passado, foram 8.071 reclamações, em 2017 foram 8.740. O índice de resolução dos casos é de 87%, de acordo com Gimenez.

"Percebemos a redução porque as empresas, cada vez mais, têm se aperfeiçoado em seus canais para resolução dos problemas. Em muitos casos, o consumidor consegue resolver antes de acionar o Procon. Além disso, há um trabalho forte da Fundação Procon para orientação".

De todos os meses, janeiro é o mês com mais reclamações. Em 2018 foram 933 denúncias neste mês e, em 2017, foram 1027. Nos meses seguintes, os números caem. "Esse é o mês que mais trabalhamos justamente devido às compras natalinas", finaliza.

VISITA DO BB

O coordenador do Procon Limeira recebeu, na última última quarta-feira, o gerente geral do Banco do Brasil de Limeira, Ede Ramos Margonato de Oliveira, e o gerente geral regional da instituição, Sandro Alves Silva. O encontro tratou assuntos relacionados à aproximação dos consumidores com o Banco do Brasil por meio do Procon local.

Na reunião, foi apresentado um balanço sobre as ocorrências envolvendo a instituição financeira que, no ano passado, teve duas Cartas de Informações Preliminares (CPIs), ambas atendidas e solucionadas. Os gerentes passaram informações sobre a nova política de conflito e forneceram os contatos regionais diretos e exclusivos para a resolução imediata de demandas de seus consumidores.

Para Gimenez, essa prática estimula a solução do conflito muitas vezes de maneira rápida, levando excelência aos serviços prestados com a desburocratização e economia de gastos públicos com papel e postagens, dentre outros. No encontro, foram abordados assuntos sobre a dinâmica de atendimento das agências locais, com ênfase no tempo de espera em dias e horários de pico.

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