Ciclismo no Brasil tem crescimento acentuado

Foto: Marcelo Camargo/ Ag. Brasil

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Fabricantes de bicicletas produziram mais de 355 mil unidades no primeiro semestre desse ano

Hoje é comemorado o dia Nacional do Ciclista no Brasil. A data marca a morte do ambientalista, biólogo e ciclista brasileiro Pedro Davison, em 2006, depois de ele ter sido atropelado por um motorista alcoolizado, enquanto pedalava em pleno Eixo Rodoviário da cidade de Brasília.

O ciclismo no Brasil vem ganhando espaço e, cada vez mais, adeptos da modalidade, tanto para a prática esportiva como para a mobilidade, juntando diversos fatores que justificam o uso da bicicleta em substituição ao carro ou outros.

Com a pandemia da Covid-19, academias precisaram suspender o atendimento, fazendo com que diversos usuários migrassem para atividades individuais como o ciclismo. Outro fator significativo foi o receio no uso do transporte público, quando muitos optaram por usar a bicicleta como alternativa para ir e voltar.

Segundo uma pesquisa feita por Glaucia Pereira, especialista em mobilidade urbana, o Brasil tem uma frota estimada de mais de 33 milhões de bicicletas, uma média de 16 para cada 100 brasileiros. Pela dificuldade em determinar com exatidão o número de bicicletas no país (pelo fato de não haver um registro oficial, como os carros), a pesquisadora usou dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-18 do IBGE. Ela ainda alerta que as informações coletadas são de metodologia domiciliar e não incluem bicicletas presentes em casas de veraneio, imóveis de temporada ou outros, além de bicicletas usadas por pessoas jurídicas, como lojas de aluguel ou ciclologística.

DADOS

Dados divulgados pela plataforma Strava no relatório anual de 2020 (comparativo entre 2019 e 2020) mostram que os usuários brasileiros pedalaram mais de 1 milhão de km e subiram mais de 13 bilhões de metros com bicicletas. Em média, as pedaladas masculinas tiveram 29,3km, enquanto as femininas registraram 22.9 km.

COMÉRCIO

Segundo dados da Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetes, Bicicletas e Similares - Fabricantes de bicicletas produziram mais de 355 mil unidades no primeiro semestre desse ano, volume 42,6% maior ao registrado no mesmo período de 2020. Em junho de 2021 foram fabricadas 66.774 unidades, quando comparado ao mesmo mês de 2020, são quase 20 mil unidades a mais, o que representa o melhor resultado para o mês desde 2015, quando foram produzidas 76.811 bicicletas. No primeiro semestre, a categoria mais produzida foi a Moutain Bike (MTB) com 214.377 unidades fabricadas e 60,3% do volume total produzido. Na sequência aparecem as categorias Urbana/Lazer (103.756 unidades e 29,2%) e Infanto-Juvenil (26.011 unidades e 7,3%). Já a categoria que registrou maior crescimento percentual foi a Elétrica. A produção totalizou 5.220 bicicletas, alta de 116,7% em relação aos seis primeiros meses de 2020.

TRANSFORME O PASSEIO EM TREINO

De acordo com o médico do esporte e fisiatra Fabrício Buzzato, andar de bicicleta é uma atividade predominantemente aeróbica e, por isso, trabalha o condicionamento cardiopulmonar, reduzindo o risco de doenças como diabetes, pressão alta e obesidade, além de trazer bem-estar emocional. De alta intensidade, a prática pode ser benéfica na perda de peso e no ganho de condicionamento físico. O fortalecimento muscular também é importante.

Para Buzzato, o iniciante deve ter cautela na hora de começar a prática. A progressão dos treinos de bicicleta é semelhante à dos treinos de corrida, com incremento do volume, tempo e intensidade. "Mais importante do que fazer exercício é se manter ativo. Não adianta querer pedalar o que você nunca conseguiu de uma vez só. Vá aos poucos, para não sofrer lesões ou se cansar", diz.
Para o iniciante, optar por um modelo ou outro - e existem muitos no mercado, com preços que variam - pode ser uma tarefa difícil, mas a recomendação é que se procure uma bicicleta com um preço mais acessível, que não seja muito específica. Na cidade, a recomendada é uma de asfalto (speed ou road bike). No interior, com relevos diferentes, uma de montanha (mountain bike). Há ainda o modelo híbrido, parecido com a road bike, mas com pneus mais largos e freios a disco - e também serve para treinos.
Acessórios também são importantes: Capacete (afivelado), óculos e luvas, para proteger as mãos em uma possível queda. Para pedalar é indicado o uso de uma bermuda adequada, mais justa, com o pad, espécie de almofada que protege as regiões de mais atrito. Para pedalar na rua, prefira camisetas de cores claras. O tênis tem que ser bem amarrado ou deve-se usar sapatilhas próprias.

SEGURANÇA
Em ruas e avenidas, é recomendado seguir o fluxo do trânsito, sinalizar com gestos as intenções de manobras e nunca pedalar colado aos carros. Mesmo tendo direito como ciclista - os veículos devem guardar distância de 1,5 m, evite locais muito movimentados ou horários de trânsito mais pesado. Guarde o celular - se for usar algum app, prefira as orientações por voz. Para ouvir música, a maneira adequada é usar um fone que não fique no ouvido, mas nas têmporas, e que emita o som por meio de vibração, sem prejudicar o som que vem do ambiente.

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