
Serasa alerta aposentados do INSS sobre golpes
Serasa e INSS reforçam que o cuidado com informações pessoais é essencial
A Serasa está reforçando a importância de os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarem atentos a tentativas de golpes que usam a atualização cadastral como pretexto para roubo de dados pessoais. Segundo a entidade, esse tipo de fraude é um dos cinco mais recorrentes atualmente e foi tema do mais recente episódio da série informativa “Sempre Alerta”, publicada semanalmente para orientar consumidores sobre práticas de segurança digital.
Conforme informações da Serasa, os golpistas costumam se passar por representantes do INSS, entram em contato por telefone, e-mail ou mensagens, com o objetivo de obter informações sigilosas, como CPF, senha e dados bancários. O alerta é para que os beneficiários nunca compartilhem login ou senha, especialmente fora dos canais oficiais do governo.
A recomendação é que todas as atualizações de dados sejam feitas exclusivamente pelo site Meu INSS, acessível pela plataforma gov.br, conforme orientações do próprio INSS. Além disso, é fundamental seguir alguns cuidados: Manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, sempre atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135, ignorar solicitações de dados feitas por telefone, e-mail ou mensagem. Não clicar em links suspeitos enviados por SMS ou outros canais não verificados, o único número de SMS usado oficialmente pelo INSS é o 280-41. Confirmar qualquer convocação acessando o Meu INSS na plataforma gov.br, utilizar apenas canais oficiais para entrega de documentos ou agendamento de serviços.
Segundo o Portal GOV, o INSS pode solicitar informações ou documentos exclusivamente por meio do sistema “Meu INSS”. Convocações também podem ser feitas por carta, e-mail, notificação do banco pagador ou publicação no Diário Oficial da União, e todas essas comunicações estarão registradas no perfil do segurado, sempre com prazo definido e instruções claras para o agendamento ou cumprimento da exigência.
Tanto a Serasa quanto o INSS reforçam que o cuidado com informações pessoais é essencial para garantir a segurança dos beneficiários e evitar prejuízos. Em caso de dúvida, o cidadão deve sempre procurar os canais oficiais do INSS para verificar a veracidade das solicitações. (Serasa)
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login