Foto de capa da notícia

MEC informa estudantes sobre resultados do Enem 2025 por WhatsApp

O Governo Federal iniciou, nesta sexta-feira (16), o envio de mensagens personalizadas a milhões de estudantes com informações sobre o resultado do Enem 2025. Os avisos serão encaminhados pela Caixa Postal GOV.BR e pelo WhatsApp e têm como objetivo orientar os participantes sobre o acesso a programas do Ministério da Educação, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ocorrem entre os dias 19 e 23 de janeiro.

As notas individuais do exame já podem ser consultadas na Página do Participante, onde constam a pontuação da redação e das quatro áreas do conhecimento. Para os chamados “treineiros”, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, o boletim será divulgado em até 60 dias após a publicação oficial dos resultados.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e marca o lançamento do Chat GOV.BR, primeiro chatbot com inteligência artificial desenvolvido pelo governo federal. A ferramenta permitirá esclarecer dúvidas sobre o Enem, o Sisu, além de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), com inscrições previstas entre 26 e 29 de janeiro, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nesta edição, o Sisu ofertará mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos de graduação de 136 instituições públicas de ensino superior, sendo a maior edição da história do programa em número de instituições participantes. O governo também pretende enviar mensagens a estudantes que realizaram o Enem em anos anteriores, convidando-os a participar do processo seletivo.

Criada em 2025, a Caixa Postal GOV.BR já vem sendo utilizada para o envio de comunicações oficiais sobre diversos serviços públicos e registra elevada taxa de aprovação entre os usuários. De acordo com o governo, a ferramenta garante o envio de informações personalizadas de forma segura, centralizada e com dados verificados.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login