
Saga da família Ometto, com foco em ex-prefeito de Limeira, é o 32º livro histórico de José Eduardo Heflinger Júnior
São mais de 40 anos de pesquisa e, agora, 32 volumes com boa parte da história da cidade de Limeira e da região, das Fazendas Históricas, da Imigração Europeia no Sistema de Parceria, com ampla pesquisa iconográfica, levantamento de fotos e documentos em acervos particulares e públicos no Brasil e na Europa, visitas e pesquisas em museus, um imenso trabalho de compilação, redação e checagem, de dar inveja a alguns dos maiores historiadores do país. Assim é a carreira de José Eduardo Heflinger Jr, que apresenta novo trabalho, um dos poucos com foco em um personagem específico. E que personagem!
“A vida de Virgínio Ometto se confunde com a história da cidade de Limeira e vai além”, diz o autor. “Eu estudei com Francisco, um dos filhos de Virgínio, e ouvia histórias de meu pai e meu avô sobre esse homem visionário e altruísta. Depois, coletei algumas histórias e conheci personagens da política local que fizeram a imagem de Virgínio ficar ainda mais colorida em minha mente. A partir de um momento, decidi me dedicar à pesquisa e, desde 2006, comecei a formatar esse livro, ouvindo pessoas, familiares, recolhendo informações, dados, documentos, que remontam o casamento dos avós de Virgínio, ainda na Itália, em meados do século XIX, a imigração da família, a instalação dos Omettos na divisa entre Piracicaba e Santa Bárbara d´Oeste e a ascensão financeira e política da família. É uma história incrível!”, resume.
No prefácio do volume, o advogado e historiador Roberto de Luca, aponta peculiaridades da história de Virgínio que mudaram os rumos de Limeira. Filho do jornalista Olindo de Luca, personagem também de importância histórica para a cidade, Roberto cita a eleição de Virgínio para prefeito em 1952, fazendo o sucessor em 1956, José Adriano Lopes Castello Branco, e a perda da eleição em 1959, num período de grande agitação política, quando um jovem e praticamente desconhecido advogado apareceu no páreo, vencendo a eleição: Jurandyr Paixão.