Atividades culturais destacam Consciência Negra na região
As cidades da região realizam nesta quinta-feira (20) uma série de ações culturais, sociais e educativas para celebrar o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Com marchas, apresentações artísticas, exposições e oficinas, os municípios reforçam a valorização da cultura afro-brasileira e promovem debates sobre igualdade racial.
Em Limeira, a 2ª Marcha da Consciência Negra toma as ruas do Centro com o tema “O Movimento Negro Existe e Resiste”. A concentração começa às 9h30, na Praça Dr. Luciano Esteves, de onde o público segue em caminhada até a Estação Ferroviária, na Rua Barão de Cascalho, 66. A partir das 12h, o espaço recebe apresentações culturais, exposição de artistas e a Feira Preta, que reúne empreendedores negros com produtos artesanais, culinária e bebidas típicas.
O Pátio Limeira Shopping também participa das comemorações. Às 18h, na Praça de Alimentação, o coral Afro Kumbayah faz uma apresentação especial, com repertório que inclui dialetos africanos, MPB, canções folclóricas e gospel. O evento é gratuito.
Ainda em Limeira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, abrirá na segunda-feira (24) a Semana Intercultural que segue até 28 de novembro. A programação reúne mostra de trabalhos, rodas de conversa, oficinas, contação de histórias e brincadeiras africanas e indígenas. As atividades ocorrerão na Secretaria de Educação e a abertura oficial do evento acontece no Teatro Nair Bello.
Em Iracemápolis, a população se reúne na Praça da Bíblia para um grande evento cultural que celebra a história e a força do povo negro. A programação começa às 15h, com Vivência de Capoeira, seguida, às 16h30, pelo Maracatu Tambores de Abantó. Às 17h30, o público acompanha o espetáculo Patas de Palo, encerrando a tarde de atividades.
Já em Cordeirópolis, a programação teve início no dia 17 e segue até hoje nas escolas da rede municipal e nos Centros de Educação Infantil. As atividades incluem exposições, mostras de cultura afro, rodas de conversa e palestras, envolvendo estudantes e comunidade na valorização da identidade e da diversidade étnico-racial.
Com ações simultâneas, as cidades reforçam o compromisso com a promoção da igualdade, da memória e da resistência do povo negro, mantendo vivas as lutas que marcam o 20 de novembro em todo o país.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login