Companhia de Reis São Lucas abre temporada de visitas
Inspirada na tradição da estrela dos três Reis Magos, a Companhia de Reis São Lucas anuncia a temporada de visitas em Limeira e região, marcando mais um ciclo de celebração religiosa e preservação cultural que levará até janeiro de 2026, quando o grupo completa 21 anos de atividades consecutivas. No último final de semana, a companhia realizou suas primeiras apresentações pelos bairros Jardim Residencial Santina Paroli, Santa Eulália e Jardim Santana, levando cantos, devoção e a tradicional narrativa da visita dos sábios do Oriente a Jesus após seu nascimento.
As visitas seguem ao longo desta semana em diversos pontos da cidade e região. A saída da Folia ocorre sempre a partir da residência do mestre da companhia, Wilson Cerqueira, localizada na Rua Teixeira Marques, 558, na Vila Teixeira Marques. A próxima apresentação será nesta sexta-feira, dia 12, às 20h, na Avenida Lauro Correia da Silva, 7495, Rua 2, Chácara 16, Estância Jardim. No domingo, a partir das 18h, o grupo segue para o Bairro dos Pires de Baixo.
Em entrevista à Gazeta de Limeira, o mestre Wilson Cerqueira explicou a importância histórica e religiosa da tradição. “A companhia de reis, ou folia de reis, é uma tradição muito antiga, vinda de Portugal e da Espanha. No Brasil, ela se fortaleceu principalmente na área rural, onde vivia a maior parte das pessoas na época. A folia sempre teve a missão de contar a história dos Três Magos, que, guiados por uma estrela, seguem até a gruta onde nasceu o Menino Jesus. A caminhada simboliza revelar Deus ao mundo”, afirmou.
Wilson reforça que o grupo segue o mesmo princípio simbólico: “Nós saímos das casas dos festeiros no dia determinado, normalmente já no começo de dezembro, no nosso caso, 5 de dezembro e cantamos até 6 de janeiro, o Dia de Santos Reis. No dia 10/01, sábado seguinte ao dia 6, realizamos nossa festa. Este ano, a celebração será na Igreja de Santo André, em Limeira”.
A Companhia de Reis São Lucas é formada por 20 integrantes, incluindo homens, mulheres e instrumentistas que dão vida aos cantos e versos tradicionais. Entre os instrumentos utilizados estão bumbo, viola, cavaquinho, agogô, pandeiro, acordeom e chocalho. “Esses instrumentos dão o toque, dão vida à nossa passagem pelas casas”. Fundada em 2005, a folia completa 21 anos em janeiro de 2026, carrega uma trajetória marcada por apresentações em residências e também em diversas cidades do estado de São Paulo. “Continuamos visitando a região. Este ano estaremos em Leme, Engenheiro Coelho e Americana”, acrescentou Wilson.
Programação de visitas
12/12 - Chácara 16, Estância Jardim
14/12 - Bairro dos Pires de baixo
18/12 – Santa Adélia
19/12 – Jardim Glória
20/12 – Parque Nossa Senhora das Dores
21/12 – Americana, Paróquia N. Sra Desatadora dos Nós
22/12 – Jardim Planalto
26/12 – Jardim Piratininga
27/12 – Jardim Ouro Verde
28/12 – Leme, Paróquia Santa Rita de Cássia
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login