
Escolas de SP criam ‘Dia de Quem Cuida de Mim’ e exaltam mães e pessoas responsáveis pela criação dos alunos da rede pública
A diretora da unidade de ensino diz que para além de integrar essas crianças, o evento amplia o reconhecimento de outras formações familiares que não necessariamente contemplam mães e também os pais. “Nós temos crianças que são criadas pelas tias, tios e por avós. O Dia de Quem Cuida de Mim é apresentado anualmente às famílias desde a primeira reunião, no início do ano letivo. É um evento aprovado pelas famílias e cuidadores, independentemente de sua formação e temos, aqui na escola, uma alta participação dessas famílias no dia a dia escolar”, continua a professora Rosângela.
Festa de 10 anos
Em outra região da capital paulista, na Escola Estadual Professor Alvino Bittencourt, localizada na zona leste, o Dia de Quem Cuida de Mim completa 10 anos este ano.
A diretora da unidade Simone Lopes Guidorizzi lembra que o Dia das Mães e o Dia dos Pais foram substituídos pelo Dia de Quem Cuida de Mim no calendário da escola quando o então diretor da unidade percebeu que crianças que não viviam com suas mães ou seus pais e ficavam tristes por não ter a quem entregar lembrancinhas confeccionadas nas semanas de calendário comemorativo. “A participação de toda a comunidade é estimulada. Neste ano completamos 10 anos de Quem Cuida de Mim e vai ser muito bonito. Por aqui, temos avós, famílias com duas mães, ou dois pais, e todos são homenageados na festa”, avisa a diretora.
Isabel Claudina dos Santos é avó paterna de Pietro Maximino Gonçalves, de 8 anos de idade, mas é chamada de mãe por ele. Ela cuida do aluno da EE Alvino desde que sua mãe faleceu, quando ele tinha quatro meses de idade. “O Pietro me chama de mãe e não de vó, mas ele também sabe que a mãe dele faleceu e sempre vemos as fotos dela. Eu amei essa homenagem e gosto muito dessa escola, porque meu filho estudou aqui, e agora o Pietro”, comenta Isabel.
Isabel e Pietro, na EE Alvino Bittencourt
Homenagens espalhadas pelo estado
Outras unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) também substituíram o Dia das Mães em seu calendário para uma homenagem mais abrangente aos cuidadores de seus alunos.
Dia de Quem Cuida com Amor, em Votuporanga
Na Escola Estadual Professora Sarah Arnoldi Barbosa, em Votuporanga, o Dia de Quem Cuida com Amor foi implantado no ano passado para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, que têm a partir de 11 anos de idade, geralmente.
“Como atendemos pré-adolescentes e adolescentes, achamos que apenas os responsáveis pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental viriam para as homenagens, mas fomos surpreendidos já na primeira ação pela quantidade de responsáveis de todas as turmas, inclusive no 9º ano”, comenta a diretora da escola, a professora Jussara de Leão.
Segundo a diretora Jussara, o evento foi criado para contemplar os estudantes que não vivem com suas progenitoras. “Temos alunos que não vivem com suas mães tradicionais, alguns têm duas mães, outros têm dois pais e outros são cuidados por avós, tios, irmãos, entre outros familiares, ou até por alguém que não é da família biológica.”
Dentro e fora da escola
Na Escola Estadual Professor Homero Calvoso, unidade da cidade de São Pedro do Turvo, na Diretoria Regional de Ensino de Ourinhos, a escola organiza duas ações para o Dia de Quem Cuida de Mim com o objetivo de integrar aqueles familiares que não podem estar na escola.
“Nós organizamos duas ações. Na primeira delas, com estudantes que gravaram vídeos com mensagens para as pessoas que cuidam deles. Essas mensagens serão encaminhadas nos grupos que temos com as famílias. Em um segundo momento, nossas professoras e funcionárias receberão cartas de seus filhos e de outras pessoas que passaram pelos seus cuidados. Nessas cartas, estão os relatos das crianças e adolescentes sobre os momentos mais afetivos vividos por elas com essas mulheres, que não necessariamente são mães. Para isso, organizaremos um café da manhã na sexta-feira”, afirma o diretor da escola, professor Luiz Fernando Damasceno da Silva.
Vídeo para quem não pode estar
Na Escola Estadual Professor Alípio de Barros, na zona norte de SP, os estudantes também estão à frente da gravação de vídeos de homenagens a seus familiares, sejam eles mães ou outras pessoas responsáveis pelo afeto e criação. Cada turma da escola, que atende 485 estudantes, fará um vídeo com um tema diferente.
Segundo a diretora da unidade, professora Célia Regina de Melo Mendonça, a proposta com a criação dos vídeos é alcançar os familiares que não podem visitar a escola em datas comemorativas. Os resultados serão compartilhados em grupos de mensagens com as famílias dos alunos da unidade, que atende a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Quem escolhe é o aluno
Na Escola Estadual Poeta Domingos Bauer Leite, em Miracatu, os alunos foram provocados a escolher quem eles querem homenagear no próximo sábado (10), durante o evento Escola e Comunidade. Entre as atividades previstas, está um almoço com todos os participantes.
“O evento é direcionado aos alunos da nossa escola e às pessoas que eles querem homenagear. A ação tem como foco o fortalecimento e estímulo da participação qualificada da família e da comunidade na escola. Como impacto, esperamos a construção de um espaço acolhedor, onde todos sintam a vontade de estar e a validação de relações socioemocionais mais saudáveis”, comenta a diretora Roseli Silva de Morais.
Acolhedores à frente das homenagens
Na Escola Estadual Urias Braga Costa, em Araraquara, são os alunos acolhedores — responsáveis pelas recepções de estudantes e visitantes nas escolas de ensino integral — que estão à frente das homenagens para mães e outras pessoas responsáveis pela criação dos estudantes.
Entre as atividades, estão a montagem de um painel com recordações e artesanatos para homenagens aos familiares. “Na conversa para o planejamento das nossas ações para o Dia das Mães, foram os próprios alunos que sugeriram que o evento fosse transformado no Dia de Quem Cuida de Mim”, comentou o diretor Mauro Cristiano Espejo.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login