
“Estudantes são parte ativa dessa história”
Aos 199 anos, Limeira não é
apenas um polo econômico e tecnológico em expansão, mas também um território
rico em cultura e história. Conhecida como o “Berço da Imigração Europeia”, a
cidade carrega em sua trajetória nomes de destaque como o do Senador Vergueiro,
responsável pela criação da primeira colônia de parceria com imigrantes no
Brasil Império, e Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, primeira mulher
eleita prefeita de Limeira e em seguida deputada estadual em 1935. O legado de
figuras como Major José Levy Sobrinho, que impulsionou a citricultura ao trocar
o cultivo do café por laranjais, reforça a importância de se manter viva a
memória da cidade.
É justamente esse resgate
histórico que tem ganhado força dentro das salas de aula. Para a professora de
História Jennyfer Jurgensen de Oliveira, do Colégio Jandyra, o ensino da
história local desenvolve nos alunos um senso de pertencimento e consciência
crítica. “Limeira sempre teve um papel marcante no cenário estadual, nacional e
até internacional. Mostrar isso em sala de aula fortalece a identidade dos
estudantes e os faz perceber que são parte ativa dessa história em constante
construção”, afirma a educadora.
Eventos tradicionais como a FACIL
(Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Limeira) e a ALJOIAS mostram a
força econômica e cultural da cidade, e também são abordados nas aulas como
exemplos vivos do desenvolvimento limeirense. A professora destaca ainda marcos
recentes como a expansão do campus da Unicamp, a inauguração da Biblioteca
Municipal e conquistas esportivas, como o título paulista da Internacional de
Limeira em 1986. “Com mais de 300 mil habitantes, a cidade enfrenta novos
desafios, e é papel da escola preparar os estudantes para participar ativamente
dessa transformação”, completa.
Para Cristina Andrade,
mantenedora do Colégio Jandyra, formar cidadãos conscientes começa com a
valorização das raízes. “Resgatar a trajetória de nossos antepassados permite
que os alunos compreendam seu papel na sociedade. Em projetos como o Encontro
com os Avós, mostramos que a história pessoal de cada aluno faz parte da
construção da cidade. Assim, formamos cidadãos críticos, empáticos e preparados
para projetar a Limeira do futuro com base no respeito ao passado”, conclui.
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