Foto de capa da notícia

Limeira está entre os melhores desempenhos paulistas no Enem

Limeira se destacou no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, divulgado a partir dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao figurar entre os 25 municípios com as maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Estado de São Paulo. No cenário nacional, o município aparece entre os 110 melhores do Brasil, em um universo de mais de 5.560 cidades. Para compreender o que esse resultado representa para a rede de ensino, a Gazeta ouviu a opinião de um coordenador da rede estadual do município, que destacou a importância do compromisso docente e do engajamento dos estudantes.

O bom desempenho reflete o avanço da qualidade educacional no município e a adesão expressiva dos estudantes ao exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior público e privado no país. Segundo o Inep, 5.242 estudantes limeirenses se inscreveram no Enem 2024, dos quais 4.689 participaram efetivamente das provas, sendo 2.297 concluintes do ensino médio.

Na região de Campinas, os municípios de Leme e Mogi Mirim se destacaram com as maiores médias do Enem do Estado de São Paulo, seguidos por Campinas, Rio Claro e Piracicaba. Limeira aparece logo na sequência, consolidando a força educacional do interior paulista.

Além de avaliar o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas e privadas, o Enem é uma das principais ferramentas de acesso ao ensino superior. As notas obtidas podem ser utilizadas em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) voltado às universidades públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferecem oportunidades de bolsas e financiamentos em instituições particulares.

Especialistas destacam que a posição de Limeira no ranking nacional reforça a importância de políticas educacionais voltadas à preparação dos alunos para o exame e à valorização dos professores. Estar entre os 110 melhores municípios do Brasil é um resultado que mostra comprometimento com a educação e um ensino médio mais integrado às metas do Enem.

O Ranking de Competitividade dos Municípios considera uma série de indicadores, entre eles educação, inovação e eficiência pública e é elaborado com base em dados oficiais do governo federal. O desempenho no Enem é um dos componentes que contribuem para medir o nível de competitividade e desenvolvimento humano das cidades brasileiras.

Entrevistado pela Gazeta de Limeira, o professor Berga, Coordenador Geral da E.E. Castello Branco, destaca que o bom desempenho da cidade é resultado direto da seriedade e da dedicação do trabalho docente. “Eles entendem o quanto isso é importante para o futuro dos estudantes e se dedicam ao máximo ao processo de ensino-aprendizagem. Somado a isso, temos a dedicação dos próprios alunos que veem no Enem a oportunidade de construírem seus projetos de vida, ingressando no ensino superior e se formando na profissão de seus sonhos. É a força e a dedicação de todas as comunidades que, dentro da realidade de cada escola, constrói o melhor ensino para chegar nesse patamar”, afirma.

Questionado sobre quais ações específicas podem ser adotadas nas escolas de Limeira para manter ou melhorar o desempenho dos estudantes, considerando a importância do Enem para o acesso ao ensino superior, o coordenador elenca algumas prioridades.

“Primeiro, ações de recomposição das aprendizagens, como reforço e recuperação dos conteúdos que a pandemia deixou para trás. Ainda temos muitas lacunas que prejudicam os alunos. Paralelo a isso, é fundamental fortalecer o currículo alinhado à BNCC e às exigências do Enem. Às vezes, percebemos conteúdos tradicionais trabalhados em forma de ‘decoreba’, que não fazem muito sentido para a prova, que exige raciocínio, interpretação e aplicação dos conteúdos.

Os estudantes também podem criar grupos de estudo com foco no exame, contar com a parceria de professores que se dedicam a essa preparação e buscar recursos gratuitos que o próprio governo oferece, como o aplicativo MEC Enem, que tem simulados para estudo”, conclui.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login