Professores aprovam pauta salarial com reajuste para 2026
Representantes dos professores da rede pública estadual se reuniram na última semana para discutir e aprovar a pauta da Campanha Salarial de 2026 da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). O ano começou com diversas reuniões em que foram apresentadas e debatidas demandas da classe trabalhadora do magistério, realizadas junto ao prefeito Murilo Félix e ao secretário municipal de Educação, Antônio Montesano.
Apurado pela Gazeta de Limeira, a APEOESP informou que a pauta aprovada traz como pontos principais a reposição do reajuste do piso salarial nacional dos professores de 5,40%, com pagamento retroativo a janeiro deste ano; o respeito, valorização e reconhecimento da data-base dos servidores, com reajuste de 15% aprovado entre os sindicatos APEOESP, SINDSEL e SINDGUARDA. Segundo estudos do DIEESE, no caso dos professores, esse índice se justifica pelas perdas acumuladas estimadas em 26,64% nos últimos dez anos.
Também estão incluídos na pauta o fim do decreto emergencial financeiro, que prejudica todos os servidores com a suspensão do pagamento de direitos das carreiras; o descongelamento do período da pandemia e a restituição integral dos direitos financeiros dos servidores; a realização de concursos públicos; e a humanização da atribuição de aulas, que deve ocorrer de forma presencial.
Para a coordenadora da subsede de Limeira, professora Érika Monteiro Moraes, além das cláusulas econômicas, a APEOESP mantém a pressão por melhorias na infraestrutura escolar, oferta de insumos, formação continuada e atendimento adequado à Educação Especial. “Esperamos que 2026 seja um ano de avanços reais e não apenas de promessas. A valorização do magistério é o primeiro passo para uma educação pública de qualidade”, afirma.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login