Foto de capa da notícia

Eventos de judô mobilizam centenas de alunos em Artur Nogueira

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu dois grandes eventos do Projeto Judô Esporte Social neste fim de semana, reunindo centenas de participantes no Ginásio do Itamaraty.

No sábado, aconteceu a 13ª edição da Cerimônia de Graduação. Já no domingo, o espaço sediou a Copa Integração 2025.

Mais de 1.200 pessoas entre alunos e familiares acompanharam o evento considerado o mais importante do ano pela modalidade: a troca de faixa. Após avaliações individuais realizadas durante o mês de outubro, os judocas puderam celebrar a conquista de um novo nível técnico no esporte.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Caio Rodrigues; da secretária de Educação, Débora Sacilotto; do secretário de Segurança, Dr. Roberto Daher; do diretor de Esporte, Paulo Henrique; do coordenador de Futebol, Edinaldo Moreira; da diretora de Educação Especial, Fernanda Amaral; das diretoras escolares Edilene Pinheiro, Carol Wallauer e Grê Rios; e da coordenadora Mileide.

A abertura incluiu uma apresentação de Taiko com o grupo Denshin Wadaiko. Os presentes também acompanharam um vídeo com a linha do tempo das conquistas de 2025 e uma performance que uniu arte, técnicas e golpes do judô.

Os motoristas da Prefeitura Adilson Arrivabene e Lourival Azuelos foram homenageados pelos serviços prestados às equipes ao longo do ano. “São pessoas que nos acompanham em viagens o ano todo e nos tratam com tanto carinho e cuidado, que precisávamos agradecê-los de alguma forma”, explicou o professor Lucas Vieira.

Os judocas Kauan Cabrini e Sophia Correa receberam a premiação de Judoca Destaque 2025. "Nossa avaliação vai muito além de medalhas e títulos. Consideramos todas as atitudes positivas dentro e fora do tatame", afirmou o professor André Júnior.

Após as homenagens, todos os alunos foram chamados ao palco para receber suas novas graduações. O secretário Caio Rodrigues destacou a presença das famílias. "É gratificante acompanhar a evolução de cada aluno no judô. Parabéns aos pais que não mediram esforços para estar aqui e celebrar cada conquista”.

A secretária Débora Sacilotto ressaltou o papel educacional da iniciativa. "O judô e outros projetos oferecidos pelas escolas contribuem para a formação integral dos alunos”.

O diretor de Esportes Paulo Henrique também parabenizou o empenho dos atletas e reforçou que o esporte gera oportunidades para a vida.

Integração
No domingo, cerca de 400 judocas entre 4 e 18 anos participaram de disputas por medalhas no Ginásio do Itamaraty. A competição reuniu atletas de Americana, Limeira, Iracemápolis, Holambra e Artur Nogueira.

"A Copa Integração começou em 2012 com o objetivo de proporcionar vivência competitiva aos alunos que não atuam em campeonatos oficiais. Com caráter 100% pedagógico, ela se configura como uma grande aula em formato de competição”, explicou o professor Leandro Takada.

Os alunos que trocaram de faixa na noite anterior já estrearam a nova graduação e conquistaram medalhas logo pela manhã.

"Em nome da Associação União Paulista de Judô e do Projeto Judô Esporte Social, agradeço todo apoio disponibilizado pela Prefeitura ao longo desses anos e, principalmente, o carinho e a confiança das famílias”, declarou o professor Rodolpho Lavoura.

Ainda este ano, os judocas nogueirenses Lucas Botasso e João Paulo Sconfienza participam da Seletiva Nacional, entre os dias 1 e 2 de dezembro, em São Paulo, buscando pontuação para o ranking nacional da categoria Sub-18.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login