Foto de capa da notícia

Conclave para eleger o novo Papa começa em 7 de maio

A histórica expressão em latim "Extra omnes" ("fora todos") será pronunciada na quarta-feira, 7 de maio, pelo mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, marcando o início do Conclave que elegerá o novo Papa. A data foi definida na manhã desta segunda-feira (28), durante a quinta Congregação Geral, que reuniu cerca de 180 cardeais no Vaticano, sendo pouco mais de 100 com direito a voto.

Com a ordem de retirada, apenas os cardeais eleitores, todos com menos de 80 anos, permanecerão isolados dentro da Capela Sistina até que a fumaça branca anuncie ao mundo a eleição do novo Pontífice e o cardeal protodiácono proclame o "Habemus Papam".

Não há previsão de duração do Conclave. Entre os cardeais, há quem acredite em uma escolha rápida, considerando o Jubileu em andamento, e quem espere um processo mais longo, diante da diversidade de novos membros nomeados por Francisco em seus dez consistórios.

O cronograma do Conclave segue as normas da constituição apostólica Universi Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II e atualizada por Bento XVI. As regras preveem o início da eleição entre o 15º e o 20º dia após a morte do Papa, respeitando o período de nove dias de celebrações em sufrágio, os Novendiali. Caso todos os cardeais estejam presentes, o início pode ser antecipado, conforme estabelece o Motu Proprio Normas Nonnullas.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login