Foto de capa da notícia

Na ONU, Brasil critica EUA

O conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniu ontem em Nova York, para discutir a operação dos Estados Unidos que resultou na captura do presidente da Venezuelea, Nicolás Maduro, e da esposa, Cilia Flores. No encontro, o embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese, criticou as ações dos Estados Unidos em território venezuelano.

“Os bombardeios no território venezuelano e a captura do presidente (Nicolás Maduro) cruzam uma linha inaceitável. Esses atos constituem uma afronta muito séria à soberania da Venezuela e abrem um precedente muito perigoso para toda a comunidade internacional”, ressaltou Sérgio no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O pedido de reunião da ONU foi apresentado pela Colômbia, governada por Gustavo Petro, que tem acumulado embates com o presidente norte-americano, Donald Trump. O Brasil participará do encontro, mas não terá direito a voto.

A reunião ocorre após um encontro extraordinário da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Na ocasião, o chanceler venezuelano Yván Gil classificou a operação que capturou Maduro, no último sábado (3/1), como “criminosa” e pediu aos países-membros que exijam a libertação do chavista.

 


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login