Foto de capa da notícia

Limeira retira 1,4 tonelada de cabos irregulares em seis meses

O quantitativo de cabos de telecomunicações removido dos postes de distribuição de energia em Limeira alcançou números expressivos no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho, as ações de ordenamento da Neoenergia Elektro resultaram na extração de 1,4 tonelada de cabos e centenas de caixas de internet. No mesmo período, aproximadamente 50 empresas que atuam no ramo das telecomunicações regularizaram suas situações junto à distribuidora de energia.

 

“Estamos realizando ações diárias para ordenamento de cabos e outros itens com o objetivo de ampliar a segurança e a qualidade do serviço prestado à população. Instalar cabos e equipamentos de telecomunicações sem o conhecimento da distribuidora pode tornar-se uma decisão perigosa”, afirma Fabio Lima gerente da Neoenergia Elektro.

 

O gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades, pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes, podendo causar graves acidentes com a população e interrupções de energia. Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à utilização de cabos e equipamentos energizados, alimentados irregularmente e sem os devidos critérios de segurança.   

 

A retirada dos cabos e outros equipamentos de telecomunicações integra a Operação Ordenamento e é necessária para garantir mais segurança, reduzir a poluição visual, identificar e eliminar as ligações clandestinas de cabos de telecomunicações.

 

A população também pode combater às ocupações clandestinas de telefonia e internet. A distribuidora orienta que os clientes só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes. Isso garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. “A Operação Ordenamento é contínua e a população pode colaborar, enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades por meio do telefone 0800 701 01 02”, destaca.

 

O compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.  

 

Legenda: Levantamento é referente ao primeiro semestre de 2025

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login