Foto de capa da notícia

Atletas iniciam preparação para a 1ª Meia Maratona da Inclusão de Limeira

A 1ª Meia Maratona da Inclusão de Limeira se aproxima e muitos atletas estão em plena expectativa. De acordo com Heron Heldt, treinador de corrida e responsável pela assessoria Yourunning da Younique, os corredores com mais experiência devem aproveitar os próximos três meses para focar na preparação para a prova.



A corrida é uma realização da Parceria Solidária, iniciativa que une ARIL, AINDA e APAE Limeira. Ao participarem, os atletas colaboram essas instituições que atendem pessoas com deficiências física e intelectual em Limeira. O evento será realizado em 16 de novembro com percursos de 21k, 10k, 5k, caminhada 5k e corrida kids.



Segundo Heron, a realização de uma Meia Maratona oferece visibilidade para o município. "Coloca a cidade no hall das que realizam provas de grande porte, o que exige estrutura, organização e visão de futuro. Provas como essa não só movimentam a economia local como também fortalecem a cultura esportiva", afirma. "Hoje, 21 k é a distância queridinha dos corredores porque é desafiadora. Quem corre há algum tempo busca na meia maratona um próximo passo em sua evolução como atleta", afirma o treinador.



Contudo, para participar de uma prova de 21 k é preciso ter uma boa base de treinos de corrida. Segundo Heron, a preparação ideal deve envolver de três a quatro treinos por semana, com objetivos bem planejados. "A programação deve ser bem estruturada, com variações de estímulo. O treino longo semanal é indispensável para quem busca completar bem a prova ou melhorar a performance", explica.



Além disso, o treinador considera essencial o trabalho de fortalecimento pelo menos duas vezes por semana intercalado com os dias de corrida. "Duas sessões por semana já fazem diferença. Pode ser musculação tradicional ou treinos funcionais, com o peso do corpo e acessórios. O importante é que os exercícios sejam voltados para a corrida e feitos com orientação adequada. Isso ajuda a prevenir lesões e melhora o rendimento", esclarece.



Para quem está começando agora, o treinador recomenda foco em distâncias menores. "Minha sugestão para iniciantes é começar com provas de 5 k. Depois, o atleta pode buscar melhorar o tempo nessa distância, evoluir para os 10 k e, só então, pensar em uma meia maratona. Esse processo leva, no mínimo, um ano de treinos consistentes", aconselha Heron, que tem anos de experiência como treinador de corrida.



As inscrições para a 1ª Meia Maratona da Inclusão de Limeira devem ser feitas pelo site https://bit.ly/meia-maratona-limeira. Para a faixa etária de 16 a 18 anos será permitida apenas inscrições para o percurso de 5k.



Os kits dos atletas serão compostos por sacochila, camiseta de poliamida, número de identificação, chip descartável e medalha personalizada. As crianças terão kits diferenciados com camiseta, medalha de participação e número de peito. A retirada será realizada na véspera do evento.



A 1ª Meia Maratona da Inclusão de Limeira contará também com a ação Pernas Amigas, iniciativa inclusiva que permitirá que atletas empurrem triciclos dos atendidos pelas entidades durante o percurso de 5k.



Confira a programação

6h – Aquecimento

6h30 – Largada de 21k

6H45 – Largada de 10k, 5k, Pernas Amigas e caminhada de 5k

6h50 – Largada PCD (Pessoa Com Deficiência)

9h30 – Largada Kids

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login