Foto de capa da notícia

Centro de Saúde da Criança será reaberto em Limeira na primeira quinzena de outubro

O prefeito Murilo Félix anunciou nesta sexta-feira (5) a reabertura do antigo Centro de Saúde da Criança, conhecido como “Hospital da Criança”, localizado na região central de Limeira. Fechado desde 2021, o espaço voltará a funcionar na primeira quinzena de outubro, após uma ampla reforma empreendida pelo Hospital Humanitária – instituição proprietária do imóvel e que fará a gestão da unidade. “Em outubro, mês das crianças, vamos reabrir essa unidade para garantir atendimento de qualidade a esse público”, afirmou o prefeito.


O funcionamento será 24 horas por dia, com dois pediatras nos horários de maior movimento e apoio de uma equipe formada por enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde. Um dos diferenciais será a instalação de um novo aparelho de raio X, que permitirá a realização de exames no próprio local, sem necessidade de encaminhamentos.


Murilo Félix destacou ainda o impacto positivo da reabertura desse serviço em toda a rede municipal. “As demais unidades de pediatria continuarão em funcionamento, mas o reforço do Centro de Saúde da Criança deve reduzir a demanda sobre o pronto-socorro da Santa Casa, a Humanitária e os Prontos Atendimentos Abílio Pedro, Aeroporto e Parque Hipólito”, salientou o prefeito.


Estrutura renovada

Para adequar o espaço, o Hospital Humanitária executa uma reforma completa, que incluiu novo piso, pintura, modernização dos sistemas elétrico e hidráulico e criação de ambientes adicionais. A unidade contará com dois consultórios, sala de emergência, sala de raio X, recepção, duas alas de observação, além de áreas específicas para triagem e sutura.


Uma grande inovação da unidade será a sala de espera projetada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo Murilo Félix, o ambiente terá isolamento acústico e recursos adaptados para garantir atendimento mais acolhedor.


Histórico

Inaugurado em 2 de setembro de 2011, na gestão de Sílvio Félix, o Centro de Saúde da Criança Dra. Zilda Arns Neumann consolidou-se como referência no atendimento de urgência e emergência infantil. Localizado na Rua Sete de Setembro, 932, no Centro, era muito procurado pelas famílias pela facilidade de acesso, até o fechamento há 4 anos.


Atualmente, a obra avança em ritmo acelerado. De acordo com o superintendente do Hospital Humanitária, Eduardo Dermonde, a próxima etapa inclui a instalação de ar-condicionado, mobiliário e equipamentos. Ele ressaltou ainda que uma das principais vantagens da futura unidade é a separação do atendimento infantil, evitando a exposição de crianças a vírus e doenças do público adulto.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login