Foto de capa da notícia

Limeirenses são campeões brasileiros de Jiu-jitsu sem kimono

Atletas conquistam medalhas de ouro e fazem história representando a cidade no Rio de Janeiro

Limeira celebra a conquista de dois jovens talentos no jiu-jitsu sem kimono (No-Gi), durante o Campeonato Brasileiro realizado no último dia 21 de setembro, no Rio de Janeiro. Os atletas Victor Hugo Cardoso Augusto e Noah Galzerano de Souza subiram ao lugar mais alto do pódio e levaram o nome da cidade ao cenário nacional da modalidade.

O jiu-jitsu sem kimono ou No-Gi é uma variação da arte suave que dispensa o tradicional uniforme (kimono). As lutas são realizadas com roupas mais ajustadas, geralmente camisa de lycra e bermuda, o que exige ainda mais velocidade, técnica e domínio corporal por parte dos competidores.

Com apenas 9 anos, Victor Hugo Cardoso Augusto foi o grande campeão da categoria Mirim 3 no Campeonato. Para chegar ao topo, ele enfrentou três duros combates, incluindo uma vitória emocionante sobre o atual líder do ranking mundial, derrotado por pontos nas quartas de final. Victor já vinha se destacando nas competições com kimono, tendo conquistado medalhas de bronze nas edições de 2024 e 2025 do Campeonato Brasileiro. Agora, com a conquista da tão sonhada medalha de ouro na versão No-Gi, ele consolida seu nome como uma das grandes promessas do esporte.

Noah Galzerano de Souza, de apenas 6 anos, também fez história. Ele foi o primeiro atleta limeirense a conquistar o título de campeão brasileiro na categoria Meio Pesado Kids do No-Gi. Com um desempenho impecável, Noah brilhou na competição e conquistou o primeiro lugar no pódio, reforçando seu talento precoce. O pequeno atleta iniciou no esporte aos 4 anos, mas já acumula um histórico impressionante: medalha de bronze no Campeonato Brasileiro com kimono e ouro no torneio Florianópolis Fall IO Kids. Além do jiu-jitsu, Noah já praticou skate e trilhas, o que contribui para seu preparo físico e disciplina.

Segundo o pai de Noah, Lucas Souza, o apoio da escola tem sido fundamental. “A escola é parceira do esporte. Quando ele está em preparação, ela permite que faça intensivo no período da tarde com a equipe de alto rendimento. Isso faz toda a diferença”, relata. Ele também destaca a importância do esporte na formação das crianças: “O esporte ensina disciplina, paciência e resiliência. Valores que serão aliados no sucesso futuro. ”

Tanto Victor quanto Noah integram a equipe Checkmat Limeira, treinam no clube Gran São João sob orientação do mestre Lucas Cruz, e são exemplos da nova geração de atletas que está colocando Limeira em destaque no cenário esportivo nacional. As conquistas desses jovens representam não apenas vitórias individuais, mas também o fortalecimento do esporte na cidade. Com apoio das famílias, das escolas e da equipe técnica, Victor e Noah têm tudo para seguir conquistando títulos e inspirando outras crianças a ingressarem no universo do jiu-jitsu.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login