
Parque Cidade recebe Encontro de Cultura Popular
O Parque Cidade recebe, neste sábado (13), a partir das 15h, do Encontro de Cultura Popular, evento que marca o encerramento do projeto “Abantó Reúne o Povo” em Limeira. A programação é gratuita e reunirá música, circo, capoeira, maracatu, feira criativa, gastronomia popular e muita diversidade cultural, consolidando-se como uma das principais iniciativas de valorização da cultura popular na cidade.
A abertura acontece às 15h, com a Cia Pé de Cana, que traz o espetáculo circense seguido, às 16h, da roda de Capoeira Iúna, tradicional manifestação afro-brasileira que integra o calendário cultural do Abantó.Às 17h, o destaque será a grande reunião de grupos de maracatu, tradição que tem sido fortalecida em Limeira por meio do trabalho do coletivo anfitrião Tambores de Abantó. O encontro terá a presença do mestre Hugo Leonardo, da Nação do Maracatu Leão da Campina, referência nacional, além de integrantes conhecidos como “filhos da nação”, que comandam diferentes grupos espalhados pelo Estado.
O momento será marcado por uma batucada coletiva, reunindo crianças, jovens e adultos de grupos como Baque Atitude (Capão Redondo – São Paulo), Sementes Crioulas (Araraquara), Maracatu Nziza (Ribeirão Preto), entre outros. A partir das 18h30, sobe ao palco a banda limeirenseSouela. O repertório traz composições autorais e interpretações cheias de brasilidade, com letras de resistência e empoderamento. Na sequência, às 20h, quem encerra a noite é o tradicional grupo Samba do Vapor, formado a partir da roda do “Quintal do Portuga”, já consagrada em Limeira.
Entre uma atração e outra, o público também poderá acompanhar os sets de um DJ, além de prestigiar a Feira Criativa, que reunirá artesanato, literatura e produtos autorais, e experimentar a gastronomia popular, com opções variadas que vão desde comidas típicas até alternativas veganas.
O evento conta ainda com a participação de intérprete de Libras, garantindo acessibilidade ao público, e terá apoio de diferentes secretarias municipais, como Educação, Esportes, Turismo e Desenvolvimento. Um alojamento montado no Centro Comunitário do bairro Nossa Senhora do Amparo acolherá as crianças, jovens e batuqueiros que vêm de outras cidades.
Para Lucas Barel, regente do grupo Tambores de Abantó e um dos organizadores, o evento simboliza não apenas a conclusão de um ciclo de oficinas e ensaios abertos realizados ao longo do projeto, mas também a oportunidade de fortalecer a rede de grupos culturais de Limeira e região. “É um momento de celebração da cultura popular e de reafirmação das nossas raízes e fortalecendo o maracatu. Queremos que a comunidade participe e sinta-se parte dessa construção coletiva”, afirma.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login