Foto de capa da notícia

Primavera começa com frente fria e chuvas em Limeira

O início da primavera, marcado oficialmente às 15h19 desta segunda-feira (22), trouxe não apenas a mudança de estação, mas também uma alteração no cenário climático do país. Uma nova frente fria avança pelo Brasil, colocando fim à onda de calor registrada nos últimos dias e provocando temporais, ventos fortes e queda de temperatura em diversas regiões.

No Sul e Sudeste, a frente fria se intensifica, trazendo chuvas fortes e rajadas de vento. Em São Paulo, os temporais se espalham para o Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, centro-sul e oeste de Minas Gerais, além da Zona da Mata. No litoral norte paulista e no sul fluminense, há risco de precipitação mais intensa com rajadas que podem chegar a 70 km/h, aumentando a chance de transtornos. Enquanto isso, o Centro-Oeste também registra instabilidades, o Norte segue com risco de chuvas volumosas devido à umidade elevada, e o Nordeste mantém o tempo seco e quente no interior, com pancadas restritas ao litoral.

Em Limeira, os efeitos da mudança já foram sentidos. Entre domingo e a manhã desta segunda, a cidade registrou pancadas de chuva, que causaram alagamentos rápidos, quedas de árvores e interrupções pontuais no fornecimento de energia. Segundo o CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), no domingo choveu apenas 2,9 milímetros. Já até as 7h de hoje, foram acumulados cerca de 4 milímetros, com previsão de precipitações ao longo do dia.

Apesar do aumento da instabilidade e da tendência de queda gradual das temperaturas, o clima ainda permanece abafado. Para esta segunda-feira, a máxima prevista é de 28°C.

A Defesa Civil de Limeira também emitiu um alerta para chuvas fortes nesta segunda e terça-feira. “Atenção, Limeira! Após o temporal desta manhã, a previsão é de mais chuva forte nas próximas horas, segundo a Defesa Civil do Estado. Redobre os cuidados, evite áreas de alagamento e não se abrigue debaixo de árvores. Em caso de emergência, acione o telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros)”, informou o órgão municipal.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login