Foto de capa da notícia

Auxiliares de farmácia de Limeira cobram reajuste e valorização salarial

Na última sessão da Câmara Municipal de Limeira, servidores públicos marcaram presença para reforçar uma antiga reivindicação da categoria: o enquadramento dos auxiliares de farmácia na referência 16 do Plano de cargos e salários. A mobilização contou com representantes de todas as farmácias municipais e o apoio dos farmacêuticos, que reconhecem a importância do trabalho dos auxiliares para a saúde pública do município.

A mudança de referência é uma pauta histórica das campanhas salariais. Atualmente, os auxiliares estão enquadrados na referência 5, apesar de o cargo, com a reformulação do plano de carreira, exigir ensino médio completo e curso técnico. Originalmente, a exigência era apenas o ensino fundamental. A atualização dos critérios reforça a defesa da categoria por um enquadramento compatível com a formação e responsabilidades do cargo.

Durante a semana, membros da diretoria do SINDSEL, visitaram os gabinetes dos vereadores e entregaram um relatório elaborado pelos próprios servidores da área. O documento destaca problemas estruturais nas unidades, desvalorização profissional e sobrecarga de trabalho. Segundo o levantamento, cada auxiliar atende, em média, 160 pessoas por dia, totalizando cerca de 400 atendimentos por unidade.

Segundo o SINDSEL, a mobilização da categoria tem sido constante ao longo do ano, inclusive durante a campanha salarial. Farmácias chegaram a suspender atendimentos em apoio ao movimento. Os servidores também confeccionaram camisetas com a frase “Referência 16 Já”, simbolizando a luta por valorização. O Sindicato declarou apoio integral à pauta e reforçou que a referência 16 reflete com justiça o nível de qualificação e responsabilidade exigidos dos auxiliares de farmácia.

Na tribuna, a presidente do SINDSEL, Nicinha Lopes, afirmou que é essencial que a população e os vereadores compreendam a realidade enfrentada pelos servidores, que garantem o funcionamento e a qualidade dos serviços públicos. As auxiliares Cassiane Cunha e Soraia Campos também ocuparam a tribuna para relatar o dia a dia nas unidades e reforçar a importância da valorização da categoria.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login