
Bênção dos animais acontece hoje na Paróquia Santo André Apóstolo
Neste sábado 4 de outubro, data
em que a Igreja celebra São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio
ambiente, a Paróquia Santo André Apóstolo, localizada no Jardim Santo André, em
Limeira, promove mais uma edição da Bênção dos Animais. O evento já é tradição
desde 2018 e neste ano, traz uma nova dinâmica para acolher com mais conforto
os fiéis e seus companheiros de quatro patas. A bênção ocorrerá das 11h às 12h,
na Rua Alfredo João Sthalberg, 658, em frente à igreja.
Em entrevista à Gazeta, o pároco da comunidade, Padre Douglas Felipe dos Santos, explicou o novo formato da bênção e o profundo significado espiritual do evento. “A bênção é um momento de gratidão e reconhecimento da existência e da companhia destes pequenos seres em nossas vidas. Neste dia somos chamados a expressar mais este gesto de amor aos nossos companheiros do dia a dia”, destacou o sacerdote.
Neste ano, a bênção seguirá o mesmo modelo adotado na festividade de São Cristóvão, quando é realizada a bênção dos veículos. Padre Douglas ficará à porta da Igreja para abençoar os animais que passarem com seus tutores, evitando aglomeração e possíveis situações de estresse entre os bichinhos. “Queremos evitar que ocorra estranhamento entre os animais e, com isso, garantir que todos tenham liberdade de vir no horário que for mais conveniente. A expectativa é de grande participação, como temos visto em anos anteriores”, explicou o padre.
Mais do que um simples gesto simbólico, a Bênção dos Animais resgata a espiritualidade de São Francisco de Assis, que via todas as criaturas como irmãs e irmãos na criação divina. Segundo Padre Douglas, é também uma oportunidade de refletir sobre o cuidado com a vida e a responsabilidade do ser humano como guardião da natureza. “É um momento para voltar nossa espiritualidade para uma mística do cuidado, recordando nosso papel de corresponsáveis por toda a criação. Louvamos e agradecemos a Deus por tudo o que Ele criou e, de maneira especial, pelos animais que trazem ainda mais alegria para o nosso cotidiano”, pontuou.
Segundo Padre Douglas, a mensagem também está em sintonia com os ensinamentos do Papa Francisco, especialmente na encíclica Laudato Si', que reforça a importância da Ecologia Integral e da Fraternidade Universal, conceitos inspirados justamente no santo de Assis.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login