
Centro de Saúde da Criança é reinaugurado em Limeira com suporte ao TEA
A Prefeitura de Limeira reinaugurou nesta segunda-feira (13) o Centro de Saúde da Criança “Dra. Zilda Arns Neumann”, que volta a funcionar em novo formato após quatro anos fechado. Localizado na Rua Sete de Setembro, 932, no Centro, a unidade foi totalmente reformada e agora oferece uma estrutura moderna e humanizada voltada exclusivamente ao atendimento infantil 24 horas por dia. A cerimônia reuniu autoridades, profissionais de saúde e a população.
Com o objetivo de reforçar a rede de urgência e emergência pediátrica do município, o Centro de Saúde da Criança conta com salas de observação, estabilização para emergências, pequenos procedimentos, inalação e um novo aparelho de raio X, que permitirá a realização de exames no próprio local, para agilizar o diagnóstico e o tratamento das crianças.
Um dos grandes destaques da reestruturação é a criação de um espaço exclusivo para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O ambiente conta com isolamento acústico e recursos adaptados, para garantir um atendimento mais acolhedor e respeitoso às particularidades desse público.
Para o prefeito Murilo Felix, a ambientação também foi pensada para minimizar o impacto emocional que um atendimento de urgência pode causar nos pequenos pacientes. “A unidade foi decorada com temática infantil, trazendo mais leveza e conforto para as crianças e seus acompanhantes. O prédio também recebeu novos mobiliários e equipamentos, além de ar-condicionado em todos os ambientes, que permitirá um atendimento reforçado com equipe especializada”, destacou.
Para garantir mais agilidade e
eficiência, o atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar, com dois
pediatras nos horários de maior movimento, além de enfermeiros, técnicos e
outros profissionais de saúde. A ampliação da capacidade de atendimento deve
ajudar a desafogar os pronto-socorros da Santa Casa, Humanitária e das unidades
dos bairros Abílio Pedro, Aeroporto e Parque Hipólito.
O secretário de Saúde, Alexandre Ferrari, destacou a importância da reabertura do serviço. “A reativação deste PA exclusivo para atendimento infantil é um grande avanço para a cidade. Ele funcionará 24 horas por dia, sem prejuízo aos demais serviços de pediatria da rede, que continuarão funcionando normalmente. Essa unidade vem para somar, não para substituir”, afirmou em entrevista à Gazeta de Limeira.
O prédio, que abrigava o antigo Hospital da Criança, estava fechado desde 2021 e passou por uma ampla modernização realizada pelo Hospital Humanitária, responsável pela gestão da unidade, sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde. Entre as melhorias estão o novo piso, pintura, sistemas elétrico e hidráulico atualizados e a criação de ambientes adicionais.
Inaugurado originalmente em
setembro de 2011, durante a gestão do então prefeito Sílvio Félix, o Centro de
Saúde da Criança rapidamente se consolidou como referência no atendimento
infantil pela sua localização estratégica e qualidade dos serviços. Agora, com
a reinauguração, a expectativa é que a unidade retome esse protagonismo,
ampliando o acesso à saúde infantil com qualidade, acolhimento e estrutura de
ponta.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login