Foto de capa da notícia

Metanol: Força-tarefa nacional coleta amostras em Limeira

Uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Receita Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizou, na manhã desta quinta-feira (16), a Operação Alquimia, com o objetivo de fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro em diferentes estados do país.

A ação busca coletar e analisar amostras químicas de produtos fabricados por essas empresas, verificando sua regularidade e possíveis irregularidades no uso de metanol. Os resultados das análises irão subsidiar investigações da Polícia Federal sobre casos de desvio e contaminação de bebidas alcoólicas registrados desde setembro.

Ao todo, participaram da operação 80 policiais federais e 70 servidores de órgãos parceiros. As diligências ocorreram em cidades de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, incluindo Limeira, onde agentes realizaram coletas em empresas do setor.

Segundo a Receita Federal, as companhias foram selecionadas com base no potencial de envolvimento na cadeia do metanol, desde a importação até a destinação final. Entre os alvos estão importadores, terminais marítimos, empresas químicas, destilarias e usinas.

As investigações apontam possíveis desvios de metanol fora da cadeia regular de produção, com indícios de notas fiscais fraudulentas e transporte irregular do produto. Também estão sob verificação usinas e distribuidoras de etanol, por atuarem em pontos estratégicos da cadeia produtiva.

De acordo com o Ministério da Saúde, até esta quarta-feira (15), o Brasil já contabilizava oito mortes por intoxicação por metanol, sendo seis em São Paulo e duas em Pernambuco.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login