Foto de capa da notícia

Diretora do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, ressalta a conquista para a cidade

A Prefeitura de Limeira criou pela primeira vez em quase seus duzentos anos o Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR). Instituído em outubro deste ano, o setor nasce com a missão de fortalecer vínculos sociais e culturais, na valorização da população negra e comunidades tradicionais como protagonistas de uma cidade antirracista e inclusiva.

As ações do DPIR se articulam com as secretarias de Cultura e Educação, além de movimentos sociais, do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro, da sociedade civil e do setor empresarial. Entre seus propósitos estão, articular políticas públicas de promoção da igualdade racial, formular e avaliar ações que reduzam desigualdades, enfrentar o racismo estrutural, institucional e religioso e ampliar o sentimento de pertencimento da população negra em todos os espaços da cidade.

Neste 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Gazeta de Limeira entrevistou a diretora do DPIR, e advogada Ana Luísa de Luca Benedito Hebling que destacou a importância histórica da criação do departamento. Segundo ela, o novo setor representa avanço, conquista e prontidão no atendimento das demandas da população negra de Limeira. Ana Luísa afirma que o DPIR atua de forma intersetorial e transversal, levando a pauta antirracista para todos os setores da administração pública, compreendendo necessidades e oferecendo respostas concretas à comunidade.

A diretora explica que, desde sua criação, o departamento iniciou diálogos com diversas secretarias, promoveu formações internas, realizou reuniões com conselhos e comitês da cidade e escutou representantes do movimento negro, de organizações da sociedade civil e da população em geral. O DPIR também tem realizado atendimentos de casos de racismo, orientando vítimas sobre os procedimentos adequados em cada situação. Além disso, está em desenvolvimento uma base de dados estatísticos raciais que servirá de suporte para políticas públicas eficazes, permitindo que ações afirmativas e outras estratégias sejam direcionadas de forma correta e fundamentada.

Ana Luísa reforça que o compromisso central do departamento é manter um diálogo constante com a cidade: ouvir e executar. Para ela, informar e formar a população é essencial para compreender como o racismo está enraizado em todas as dimensões da sociedade nas instituições, nas normas culturais, nas relações econômicas e nas práticas cotidianas. Somente com esse entendimento é possível avançar no enfrentamento do problema.

No Mês da Consciência Negra, o DPIR organizou ações de formação e informação em vários setores, buscando atingir diferentes públicos e faixas etárias. As atividades ocorreram na área da saúde, em escolas desde a educação infantil até a universidade e na área do esporte. O departamento também participa de eventos organizados tanto pelo setor público quanto pelo privado, reforçando o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas efetivas e com a prática concreta da equidade racial.

Por fim, a diretora destaca que o DPIR possui planejamento para ações a curto, médio e longo prazo. O foco é levar informação, formação e formação continuada de maneira transversal e multissetorial. Segundo Ana Luísa, o compromisso do departamento é ouvir, agir e executar políticas públicas que tornem Limeira uma cidade realmente antirracista. A informação aliada à execução, afirma ela, é a estratégia fundamental para consolidar o que chama de “antirracismo na prática”.



Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login