SINDSEL realiza debate sobre racismo e assédio no trabalho
O SINDSEL promoveu no último fim de
semana o 2º Encontro do Coletivo Racial. A atividade ocorreu no anfiteatro da
EMEIEF Mauro Sérgio Vieira e reuniu servidores, especialistas, lideranças e
autoridades. O tema central foi “Racismo Estrutural e o Assédio Moral e Racial
nas Relações de Trabalho enquanto Formas de Violência”.
Durante a mesa de debate, os participantes trataram de temas ligados ao cotidiano de trabalho. Cassiane Cunha (FETAM) e o advogado Gabriel Telles Peres discutiram o racismo estrutural no ambiente laboral. Ewelyng Teodoro Dias do Amaral, especialista em relações étnico-raciais e presidenta do COMICIN, falou sobre o racismo religioso e seus efeitos no mercado de trabalho. Thiago Avelino Moraes, consultor em equidade racial, apresentou propostas para ampliar práticas de justiça racial nas instituições. As falas destacaram pontos que ajudam a identificar desigualdades e a pensar formas de garantir ambientes profissionais mais seguros e igualitários.
Em entrevista à Gazeta, a presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel), Eunice Lopes destacou que o povo negro brasileiro é o pilar fundamental na construção do nosso país. É profundamente injusto que, passados séculos, eles ainda enfrentem barreiras e preconceitos em todos os aspectos da vida. “É nosso dever inadiável, como trabalhadores e trabalhadoras, lutar para garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades e direitos, independentemente da cor da pele ou da origem”.
Nicinha disse que o Sindicato tem um compromisso inabalável com a igualdade e a justiça social. Por isso, convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras a se juntarem a nós nessa luta. “Neste sentido, temos que ser, acima de tudo, antirracismo. É por isso que o nosso evento recente foi tão promissor. A soma de esforços entre lideranças sindicais de todo o Estado, o apoio crucial do Governo Municipal e do Conselho Municipal eleva Limeira a um alto patamar nesta causa’, relatou a entrevistada.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login