Limeira implanta semáforos inteligentes e avança na modernização do trânsito
“Semáforos inteligentes” começaram a ser instalados em alguns cruzamentos de Limeira. Os novos equipamentos, inéditos na cidade, trazem tecnologia que promete desafogar o trânsito em vias de grande volume de tráfego. No Estado, apenas a capital São Paulo e São Caetano utilizam esse sistema. Entre os 645 municípios paulistas, Limeira agora é a terceira cidade a adotá-lo, segundo o prefeito Murilo Félix.
A gestão municipal anunciou ontem a implantação dos primeiros aparelhos. A tecnologia, que começa a funcionar em 22 de dezembro, permite que os sinais ajustem automaticamente os tempos de abertura e fechamento conforme o fluxo real de veículos, aumentando a eficiência da circulação e reduzindo esperas desnecessárias.
O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (11) no Edifício Prada, com a presença do prefeito Murilo Félix, da primeira-dama Luciana Félix, do presidente da Câmara e de outras autoridades. No evento, o secretário de Tecnologia e Eficiência, Roger Willians, e o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Walter Veneciano, apresentaram a novidade.
“Conheci uma solução parecida em Barcelona, durante o congresso de cidades inteligentes, e essa experiência reforçou o caminho que temos seguido desde o início do ano: usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Atender essa demanda também significa ampliar a segurança de motoristas, pedestres e motociclistas, uma preocupação constante da primeira-dama Luciana Félix, que nos cobrou especial atenção ao tema pela proteção das mulheres”, afirmou o prefeito Murilo Félix.
Atualmente, os cruzamentos operam com tempos fixos, ajustados manualmente conforme o horário. Embora eficiente, esse modelo se mostra limitado diante das soluções inteligentes adotadas em grandes centros. Com a nova tecnologia, a Prefeitura busca melhorar a fluidez, diminuir congestionamentos e contribuir para a redução de emissões atmosféricas. Os três novos semáforos não geram custo extra ao município.
A primeira etapa contempla três pontos estratégicos, definidos após estudos de tráfego e horários de pico: a Avenida Eduardo Peixoto com a Avenida Comendador Agostinho Prada (rotatória do Pão de Açúcar), a Avenida Araras com a passagem da linha férrea e a Avenida Comendador Agostinho Prada com a Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira.
A tecnologia funciona por meio de câmeras instaladas nos semáforos, que monitoram em tempo real o movimento de cada direção. Com base nesses registros, o sistema ajusta dinamicamente os tempos de verde, respeitando limites mínimos e máximos definidos tecnicamente. Quando identifica ausência de veículos, antecipa a mudança de fase para liberar o fluxo.
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