Foto de capa da notícia

Políticas públicas para a primeira infância seguem em discussão

A 1ª Conferência Municipal do Plano Municipal da Primeira Infância teve início no sábado (29) com importantes discussões e participação de representantes do poder público e da sociedade civil. Os presentes decidiram por dar continuidade aos trabalhos na terça-feira (2), a fim de garantir o debate qualificado sobre todos os pontos do Plano Municipal em construção. O evento ocorre a partir das 8h, no Teatro Nair Bello. A participação, com direito a voz, é aberta a todos os interessados. Somente delegados previamente cadastrados terão direito a voto.

 

O objetivo do encontro é promover o diálogo intersetorial e participativo sobre as políticas públicas voltadas às crianças de até 6 anos, que visam o desenvolvimento integral da primeira infância. No sábado, foram apresentados pelo poder público os avanços e desafios na implementação do Plano Municipal da Primeira Infância. Foram debatidas estratégias intersetoriais para garantir os direitos previstos no Marco Legal da Primeira Infância.


Os eixos “Intersetorialidade: Criança é compromisso de todos”, “A criança e o espaço público”, “A criança no turismo e eventos”, “A criança e a cultura”, “A criança e a comunicação” e “A criança e o esporte” já foram debatidos. Serão discutidos na terça os eixos “A criança na segurança pública”, “A criança na educação infantil”, “A criança e a saúde”, “Proteção social e cidadania - SUAS em movimento”. 


O prefeito Murilo Félix marcou presença no evento e assegurou que toda a estrutura da prefeitura dará prioridade às metas definidas pela conferência. “Pensar na primeira infância é pensar no futuro da nossa cidade”, frisou. O prefeito ainda agradeceu a presença de todos os representantes da sociedade civil: “me sinto honrado de estar aqui com vocês; que consigamos no dia de hoje dar passos importantes e fazer de Limeira uma referência”. 


A agente de desenvolvimento educacional Andréia Vaz da Silva representou o secretário de Educação, Antônio Montesano Neto, e destacou a importância das discussões para a elaboração do plano municipal. “Com as contribuições de todos, vamos construir juntos metas que vão fazer a diferença para as nossas crianças”, disse. 


O secretário de Saúde, Alexandre Ferrari, abordou a importância da atuação intersetorial para garantir o acesso à saúde para todas as crianças. O presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, agradeceu a presença de todos e salientou que a garantia dos direitos das crianças é prioridade. O secretário de Comunicação, Bruno Cunha, também participou do evento.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login