Combate às drogas em Limeira tem ação contínua do NA
O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, comemorado hoje, em 20 de fevereiro, serve como um alerta para a importância da prevenção e do tratamento do uso abusivo de álcool e outras substâncias. Em Limeira, esse trabalho ganha força com a atuação do Narcóticos Anônimos (NA), organização que oferece apoio, acolhimento e orientação para pessoas que enfrentam dependência química, mostrando que é possível reconstruir a vida e superar a dependência.
Nesta edição, a Gazeta de Limeira destaca o trabalho do NA, presente na cidade desde 1992, quando iniciou suas atividades com o grupo Renascer em Liberdade e, em 1997, criou o grupo Humildade. Desde então, o trabalho se expandiu, com a criação de novos grupos e aumento das reuniões, que hoje acontecem diariamente em diferentes horários e bairros, totalizando nove grupos em Limeira e um em Iracemápolis.
Em 2012, foi criado o Comitê de Serviço de Área Nova Caipira (CSA Nova Caipira), responsável por coordenar as atividades do NA na região. A missão da organização é levar a mensagem de que é possível parar de usar drogas, perder o desejo e encontrar uma nova maneira de viver, por meio de encontros semanais, orientações em escolas, órgãos públicos e instituições correcionais.
O NA organiza 17 reuniões semanais, sendo 15 fechadas, voltadas para pessoas que enfrentam dependência, e duas abertas, destinadas a quem deseja conhecer o trabalho. Três grupos se reúnem no centro de serviço do NA, na Rua Paulo Georgette, Jardim Ibirapuera: Humildade, Tamo Junto e Vida Nova. Outros grupos funcionam em bairros como Centro, Abílio Pedro, Boa Vista e Parque Nossa Senhora das Dores.
Além das reuniões, a organização realiza painéis informativos, instala cartazes em órgãos públicos e atua em hospitais, comunidades terapêuticas e instituições correcionais, atingindo mais de 300 pessoas por mês. O NA promove trabalhos que já foram feitos, como ações com a Viação Limeirense, pintura de muros em escolas municipais, atendimentos em empresas e postos de saúde, escolas, bibliotecas, delegacias e outros espaços comunitários.
O trabalho do Narcóticos Anônimos em Limeira reforça que o combate às drogas e ao álcool depende de conscientização, acolhimento e acompanhamento contínuo. Por meio de suas ações diversificadas, que vão desde encontros de apoio até atividades comunitárias, o NA não apenas oferece ferramentas para superar a dependência, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais consciente, solidária e resiliente. O legado da organização mostra que a prevenção e o cuidado coletivo podem transformar vidas, fortalecer famílias e promover
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login