Foto de capa da notícia

Grupo de xadrez cresce e reúne famílias em praça de Limeira

O que começou com encontros simples de xadrez em uma praça de Limeira, em julho de 2025, acabou se transformando em um grupo que hoje reúne dezenas de pessoas entre crianças, adultos e famílias. A iniciativa surgiu de forma espontânea e ganhou força ao longo dos meses, com encontros regulares ao ar livre na Praça Marcos Aurélio Girardello, que fica entre as ruas São João e Duque de Caxias, sempre aos domingos, a partir das 10h30.  

Nos primeiros encontros, as partidas envolviam poucos participantes, mas a atividade despertou o interesse de quem passava pelo local. Com o tempo, o grupo passou a se organizar melhor, e atraiu novos integrantes, ampliando a presença de jogadores de diferentes idades e níveis.

Além dos encontros informais, o grupo passou a representar Limeira em competições oficiais. Em novembro de 2025, aconteceram duas competições. A primeira em Piracicaba dois pequenos jogadores limeirenses surpreenderam. O pequeno Raphael Lourenço, ficou em 1º na categoria Sub-8 e um dos destaques dos Xadrezianos de Limeira, Benjamin terminou em 2º lugar na categoria infantil geral, que engloba sub-8, sub-10 e sub-12. No mesmo mês, em Campinas, Benjamin conquistou o terceiro lugar, na categoria sub-8. Na mesma competição, na modalidade adulto, Humberto terminou na oitava colocação.

A divulgação nas redes sociais ajudou a impulsionar o crescimento da iniciativa, que segue aberta ao público. Renato Lourenço um dos organizadores destacam ainda o apoio de comerciantes da região, como a Target, que cede mesas para os encontros. Com o aumento do número de participantes, o espaço já começa a ficar pequeno, e o grupo busca um local maior para ampliar as atividades.

Atualmente, mais de 20 pessoas frequentam os encontros na praça, seja para jogar ou acompanhar as partidas. O grupo no WhatsApp reúne 13 membros e inclui apenas quem já participou presencialmente das atividades. Segundo Renato, a participação é aberta e não há restrição de idade ou nível técnico, é só chegar e jogar, disse Lourenço. Ele também alerta para quem puder levar peças, tabuleiro e relógio. Quem quiser conhecer mais sobre o grupo, pode visitar o Instagram @xadrezianoslimeira. 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login