Foto de capa da notícia

Paróquias da Diocese de Limeira recebem recursos para energia solar

Parte dos recursos da Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos como gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF) em abril de 2025, foi destinada à instalação de sistemas de energia fotovoltaica em paróquias da Diocese de Limeira. A ação segue critérios pastorais definidos pela própria campanha e reforça o compromisso da Igreja com a sustentabilidade, o cuidado com a criação e a gestão responsável de recursos provenientes da solidariedade das comunidades.

As paróquias beneficiadas são a Nossa Senhora do Brasil, em Americana, São Benedito, em Cosmópolis, Nossa Senhora das Graças, em Araras e a Quase-Paróquia Santa Efigênia, em Limeira. A escolha levou em consideração aspectos pastorais, econômicos e estruturais de cada comunidade.

Segundo o padre Bruno Steim, coordenador da Campanha da Fraternidade na Diocese de Limeira, a iniciativa traduz o espírito da campanha. “A Campanha da Fraternidade não se resume à reflexão ou à arrecadação de recursos. Ela provoca a transformação da solidariedade em ações concretas. Investir em energia limpa nas paróquias é cuidar da Casa Comum e garantir que mais recursos sejam destinados à missão da Igreja e ao serviço aos necessitados”, afirmou.

A implantação dos sistemas solares permitirá reduzir os custos com energia elétrica, possibilitando que os recursos economizados sejam aplicados em atividades evangelizadoras, pastorais e sociais, ampliando o alcance da ação da Igreja nas comunidades. Além do aspecto econômico, a iniciativa possui caráter educativo e pastoral, ao incentivar práticas sustentáveis e o cuidado com a Casa Comum, em sintonia com a ecologia integral defendida pela Igreja, que une responsabilidade ambiental e compromisso com a dignidade humana.

Ao unir ações práticas, como o investimento em energia limpa, à reflexão proposta pelas campanhas, a Diocese de Limeira reafirma sua missão de atuar pelo bem comum, pela justiça social e pela construção de uma sociedade mais fraterna.



Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login