Foto de capa da notícia

Alesp alerta para crise climática no estado de São Paulo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na última semana uma audiência pública de lançamento do Dossiê-Denúncia. Produzido por movimentos sociais, o documento alerta para os impactos gerados pelas mudanças climáticas no estado e será levado à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) que acontece em Belém, capital do Pará.

Solicitado pelo deputado Guilherme Cortez o evento reuniu entidades e ativistas que debateram estratégias e propostas de prevenção e combate à crise ambiental. "Não podemos abrir mão do controle estatal sobre o meio ambiente, pois somente com recursos públicos podemos direcionar nossos esforços para uma transição ambiental justa", defendeu Cortez.

Nesse sentido, o parlamentar ainda comentou que políticas como a privatização da Sabesp (empresa responsável pelo fornecimento de água e saneamento básico) e a precarização dos transportes públicos representam medidas antiecológicas. "O desconforto enfrentado diariamente pela população em trens, ônibus e metrôs frequentemente leva as pessoas a escolher um veículo próprio, o que agrava os impactos ambientais", acrescentou.

De acordo com a co-deputada estadual Mariana Souza da Bancada Feminista, os impactos ambientais afetam a saúde, alimentação e água, principalmente populações periféricas. "O dossiê é o resultado da concretização de lutas de movimentos sociais que duram muito tempo. Ele mostra um projeto que mercantiliza a natureza, vende nossos patrimônios históricos, culturais e ambientais muitas vezes sem participação ou consulta popular", reforçou.

Durante o evento, foram abordadas a falta de políticas públicas de prevenção e combate às crises ambientais e citadas algumas iniciativas privadas e público-privadas que têm gerado alto impacto ecológico negativo no estado. Dentre elas, estão a expansão do complexo industrial do Instituto Butantan, o projeto de instalação de uma usina termelétrica em Caçapava, a construção de prédios residenciais na orla do Rio Piracicaba e o despejo industrial irregular na bacia do Rio Barra Mansa.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login