Foto de capa da notícia

Artur Nogueira avança na proteção animal com microchipagem gratuita de cães e gatos

A Prefeitura de Artur Nogueira deu um passo histórico na proteção animal ao iniciar a microchipagem gratuita de cães e gatos. A iniciativa será executada pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, posicionando o município entre os primeiros da região a adotar a tecnologia, que traz mais segurança para os animais e tranquilidade para os tutores.

O microchip é um pequeno dispositivo que é inserido abaixo da pele do animal. Ele armazena informações do tutor - como nome, endereço e telefone - além de dados do próprio cão ou gato. A leitura é feita por meio de um scanner, e a implantação é indolor, realizada com o animal anestesiado durante a castração.

O prefeito Lucas Sia (PL) destacou que a microchipagem representa mais uma conquista dentro do pacote de ações em prol da causa que vem sendo desenvolvido nos últimos quatro anos, como a criação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal e a implantação do Castramóvel.

"Como gestor, sei da responsabilidade que temos em cuidar da cidade como um todo, e isso inclui os nossos animais. Com a microchipagem gratuita, estamos garantindo mais segurança para os tutores e mostrando, na prática, que o poder público pode e deve estar presente na vida das famílias nogueirenses, inclusive no cuidado com seus pets."

Os recursos para adoção do programa foram pleiteados pelo vereador Tiago Vigna (PSD), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Bruno Lima (PP). Além disso, Vigna também havia feito uma indicação ao Executivo Municipal.

COMO TER ACESSO

A microchipagem está sendo realizada obrigatoriamente junto ao processo de castração, de forma gratuita. Os tutores que já têm animais agendados para castração não precisam se preocupar, pois o procedimento será feito automaticamente. Posteriormente, o Departamento entrará em contato com responsáveis por animais já castrados, para viabilizar a microchipagem.

Para ter acesso, o tutor deve entrar em contato com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal via WhatsApp (19) 3877-1505 ou telefone fixo (19) 3827-9700, ramal 9832, passando por uma pré-consulta e agendamento.

POPULAÇÃO CELEBRA

A novidade já desperta entusiasmo entre os tutores. "Eu achei uma oportunidade legal para o cuidado e segurança dos animais. Saber que esse cuidado é ofertado pra gente de forma gratuita pela Prefeitura é, com certeza, algo muito bom pros nossos animais, para o cuidado deles", afirmou Vanessa - primeira moradora beneficiada pelo programa.

A microchipagem contribui para o controle populacional, combate ao abandono de animais e garante mais segurança aos tutores. Após o procedimento, o responsável recebe um termo com os dados de acesso à plataforma, podendo alterar informações do animal ou do cadastro do tutor.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login