Foto de capa da notícia

Região de Limeira avança no cuidado animal

Cidades como Cordeirópolis, Iracemápolis e Limeira se destacam com ações pioneiras e gratuitas em prol do bem-estar animal. Agora, Artur Nogueira se une ao movimento que promove segurança, saúde e responsabilidade para com os pets, através do serviço gratuito de microchipagem de cães e gatos, uma medida importante para combater o abandono, facilitar reencontros e garantir mais saúde e segurança aos animais de estimação.

A microchipagem é uma forma eficiente e segura de identificação, que permite localizar os tutores em caso de perda e auxilia no controle da população animal. Com isso, Artur Nogueira dá um passo histórico e se junta a outras cidades da região que já atuam firmemente nessa causa.

Cordeirópolis foi uma das primeiras cidades a implantar esse tipo de ação. Há oito anos, a prefeitura iniciou um programa que resultou em mais de 4 mil castrações e microchipagens de animais errantes e beneficiou principalmente os de rua e os pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, que permanece ativa, tem sido um divisor de águas no controle populacional e na redução do abandono.

Em Limeira, o atendimento gratuito para cães e gatos também é realidade desde abril deste ano, por meio do programa Bem-Estar Animal nos bairros. O serviço oferece consultas veterinárias e microchipagem sem custo, e acontece no Parque Cidade, em frente à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 15h. O Castra + Limeira terá mais uma edição, nos dias 20 e 21 de setembro.

Iracemápolis também realiza o procedimento há alguns anos. Para ter acesso, não é necessário agendamento basta comparecer ao Pet Container, inaugurado em junho deste ano.

Com Artur Nogueira somando esforços ao lado de Cordeirópolis, Limeira e Iracemápolis, a região se consolida cada vez mais como referência em cuidado, proteção e responsabilidade animal. Essa união de municípios em torno de uma causa tão importante demonstra que, quando há colaboração e comprometimento, é possível desenvolver políticas públicas eficazes que geram impactos positivos reais. As ações integradas não apenas transformam a vida dos animais, oferecem dignidade e bem-estar, como também contribuem para o dia a dia das famílias, afim de promover mais segurança, saúde pública e uma consciência coletiva voltada ao respeito à vida em todas as suas formas.


Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login