Foto de capa da notícia

Limeira amplia pontos de vacinação contra dengue e febre amarela; veja os locais

A partir de segunda-feira (7), a Secretaria de Saúde de Limeira amplia os pontos de vacinação contra a dengue e a febre amarela no município. A iniciativa objetiva aumentar a cobertura vacinal da população e facilitar o acesso da comunidade aos imunizantes, garantindo mais agilidade e proteção à saúde pública. Para o procedimento, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. 


Com a mudança, a vacina contra a dengue — que até então era aplicada em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) — passará a ser oferecida em nove unidades. Além das UBSs Aeroporto, Hipólito 1, Graminha, Abílio Pedro, Campo Belo e Cecap, o imunizante estará disponível também nas UBSs Nossa Senhora das Dores 1, Nova Suíça e Novo Horizonte. O atendimento continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.


Já a vacina contra a febre amarela, que atualmente é aplicada de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h, em seis unidades, será estendida a outras três UBSs. Além das UBSs Aeroporto, Nossa Senhora das Dores 1, Nova Suíça, Hipólito 1, Vista Alegre e Planalto, o imunizante também poderá ser encontrado nas UBSs Graminha, Cecap e Nova Europa, nos mesmos dias e horários.


Aos sábados, ambas as vacinas também são oferecidas no Plantão de Vacinação, tanto no drive-thru do Parque Cidade quanto na UBS inserida na programação. No Plantão de Vacinação, o atendimento é das 8h às 13h.


Mais acessibilidade e proteção para todos

Segundo a secretária de Saúde, Maria Helena Chen, a iniciativa representa uma resposta direta à necessidade de facilitar o acesso da população às vacinas que previnem doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e a febre amarela. “Com mais unidades disponíveis, a expectativa é ampliar a cobertura vacinal e proteger um número ainda maior de pessoas, garantindo mais saúde, segurança e qualidade de vida para toda a comunidade” , afirmou.


Quem deve tomar a vacina contra a febre amarela:

- Crianças a partir de 9 meses de idade ainda não vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal de duas doses;

- Pessoas que receberam apenas 1 dose antes de completar 5 anos de idade;

- Indivíduos que desconhecem ou não se lembram se já tomaram a vacina;

Importante: idosos (a partir de 60 anos), ainda não vacinados ou que não sabem se receberam o imunizante, devem buscar orientação médica antes de procurar a UBS. Nesses casos, a vacina será aplicada apenas mediante apresentação de declaração ou pedido médico.


Quem deve tomar a vacina contra a dengue:

- Crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login