Foto de capa da notícia

Mais de 450 mil gestantes ainda consomem bebidas alcoólicas no país


Neste 9 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), data que coincide com a campanha mundial de conscientização sobre a doença. A escolha do 9/9 não é por acaso, ela simboliza os nove meses de gestação e reforça a mensagem de que não existe consumo seguro de álcool durante a gravidez.

 

Para ampliar a conscientização em torno da data, a APAE Limeira realizará atividades internas e externas até o final de setembro. O cronograma inclui palestras com funcionários da entidade, com estudantes de enfermagem de diversas instituições de ensino e entrega de folders.

 

Para a APAE Limeira, que atua no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a data tem papel fundamental no calendário de saúde pública. "É um alerta que precisa ser repetido todos os anos. A SAF é hoje a principal causa evitável de deficiência intelectual e muitas gestantes ainda desconhecem os riscos. Por isso, esse tipo de conscientização é essencial para prevenir casos que poderiam ser totalmente evitados", destaca Luciana Lavoura,coordenadora do Centro de Ações Preventivas (CAP) da entidade.

 

A SAF é considerada a forma mais grave dos chamados Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF), causados pela exposição do bebê ao álcool ainda no útero. Entre as consequências estão o atraso no crescimento, alterações faciais, problemas de aprendizagem, déficit cognitivo e dificuldades de comportamento.

 

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 450 mil gestantes ainda consomem bebidas alcoólicas no país, muitas vezes por desconhecimento dos riscos. Diante deste cenário, Luciana reforça que a prevenção é 100% eficaz. Só é preciso apenas que a gestante evite o álcool em qualquer fase da gravidez. Não existe dose segura, nem bebida específica ou período sem risco", relata.

 

Legenda: Para a APAE Limeira, prevenir é o único caminho 100% eficaz

 

 

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login