Foto de capa da notícia

Santa Casa tem se adaptado aos desafios na área da saúde

A Santa Casa de Limeira, com mais de um século de serviços prestados à população, se prepara para os desafios do futuro, garantindo que Limeira e região continuem a contar com uma estrutura hospitalar de excelência e eficiência. O corpo diretivo da instituição é composto pelo provedor Wilson Rocha Filho, vice-provedor José Mario Bozza Gazzetta e a superintendente Veridiana Cason Gonzaga, que desenvolvem ações para oferecer um atendimento de qualidade e aliado às transformações atuais.
A instituição acompanha há 130 anos, desde sua fundação, a trajetória da cidade e tem se adaptado continuamente aos desafios históricos e emergentes na área da saúde.
Em 1895, quando foi inaugurada na Rua Visconde do Rio Branco, nasceu da necessidade de combater epidemias que assolavam Limeira e outros municípios paulistas, como bexiga, febre amarela e varíola. Com o passar das décadas, a instituição esteve sempre à frente no enfrentamento de novos problemas de saúde. Mais recentemente, na pandemia de Covid-19, manteve sua missão no atendimento tanto dos pacientes em estado grave quanto de outras emergências que continuaram ocorrendo.
O provedor diz que a Santa Casa é consolidada como pilar essencial da saúde em Limeira. “Temos um legado marcado pela inovação e pelo compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos limeirenses e de toda a região”, afirma Rocha.

A instituição passou por profundas transformações ao longo dos anos. Em 1974, estabeleceu-se definitivamente no Complexo da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Limeira, na Vila Cláudia, onde permanece até hoje. Desde então, ampliou suas instalações e serviços, mantendo-se na vanguarda do atendimento em média e alta complexidade, com setores especializados como o Banco de Sangue, Centro Oncológico com equipamentos de última geração, Centro de Imagens, Unidade de Tratamento de Queimaduras, Setor de Hemodiálise com estação de tratamento de água própria, Centro de Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia e Unidade Coronariana e cinco UTIs, incluindo pediátrica e neonatal.
Segundo o vice-provedor José Mario Bozza Gazzetta, a instituição mantém forte compromisso com a inovação e o fortalecimento da estrutura hospitalar, buscando constantemente melhorias com base na metodologia CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), auditada pela Associação Paulista de Medicina, assim como em protocolos clínicos e em iniciativas como a metodologia Lean, executada pelo Hospital Sírio-Libanês, que será implantada a partir da próxima semana. “O objetivo é reorganizar processos, eliminar desperdícios e otimizar o uso de recursos, reduzindo a superlotação e aperfeiçoando a gestão dos serviços de urgência e emergência”, pontua.
NOVAS TECNOLOGIAS
Os estudos e projetos em andamento visam fortalecer ainda mais o hospital como referência em saúde, mantendo e ampliando a resolutividade e a qualidade do atendimento.
Segundo a superintendente Veridiana Cason Gonzaga, o maior desafio, na maioria das vezes, não está na aquisição dos equipamentos ou na adaptação estrutural para recebê-los — já que a Santa Casa conta com recursos captados por meio de subvenções governamentais, emendas parlamentares e doações de empresários — mas sim no custeio operacional. “A manutenção dessas tecnologias exige investimento contínuo em profissionais qualificados e insumos, o que demanda recursos permanentes”, comenta.  
Apesar dos desafios, a instituição conta com uma mesa administrativa empenhada e uma equipe técnica altamente comprometida. Para tanto, tem intensificado investimentos em capacitações, treinamentos e profissionalização de setores e lideranças, sempre com o objetivo de melhorar continuamente o serviço prestado às milhares de pessoas atendidas todos os meses.

Foto: Divulgação Santa Casa
Provedor Wilson Rocha Filho: “legado é marcado pela inovação e compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos”

 

////////box//////

“Celebrar os 199 anos de Limeira
é também celebrar a vida”

Ao longo de quase dois séculos, Limeira cresceu, se transformou e se fortaleceu. Nesse mesmo percurso, a Santa Casa esteve presente, cuidando da saúde da população, acolhendo gerações e se adaptando aos novos desafios da medicina e da vida em comunidade, reinventando-se continuamente para superar cada fase.Celebrar os 199 anos de Limeira é, para nós, também celebrar a vida, a solidariedade e o compromisso com cada cidadão que confia no nosso trabalho. A saúde é o bem mais precioso e nossa missão tem sido, desde o início, oferecer cuidado, esperança e dedicação em todos os momentos. Rumo ao bicentenário, reafirmamos nosso papel como instituição fundamental na construção de um futuro mais saudável, humano e solidário para todos”.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login