Criança de Santa Gertrudes morre com suspeita de meningite
Uma menina de 6 anos, moradora de Santa Gertrudes, morreu nesta terça-feira (21) após ser internada na Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro. A principal suspeita é de meningite, embora o diagnóstico definitivo ainda dependa de análise laboratorial.
Segundo nota da Santa Casa, todos os exames necessários foram realizados e o caso está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica, em conformidade com os protocolos de saúde. As amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, responsável por confirmar ou descartar a infecção e, se positiva, identificar o tipo da doença. O resultado deve sair em até 14 dias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Gertrudes, a criança estava com a vacinação em dia e, no primeiro atendimento, não apresentou sintomas característicos da doença. Os responsáveis relataram dor de garganta e ouvido, mas, com a piora no quadro, a menina foi transferida a Rio Claro, onde veio a óbito.
A Secretaria também destacou que não há, até o momento, indícios de surto ou ligação com outros casos no município. A pasta afirma manter a vigilância ativa e seguir as diretrizes do Ministério da Saúde. Em meio à suspeita de meningite na cidade próxima, autoridades de saúde da região voltam a reforçar a importância da imunização, principal forma de prevenção contra a doença, que pode evoluir rapidamente e levar à morte.
Em Limeira, apenas 20% do público-alvo recebeu a dose de reforço contra a meningite, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O número preocupa, considerando que a vacina está amplamente disponível em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Ambulatório de Especialidades do Residencial Rubi.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Aos sábados, o Plantão de Vacinação funciona das 8h às 13h em UBS previamente divulgada na programação da prefeitura. Para a vacinação, é necessário apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por pais ou responsáveis legais.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login