Região dá início a imunização contra a dengue
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou ontem a vacinação contra a dengue destinada exclusivamente aos agentes de combate às endemias e aos agentes comunitários de saúde. A ação marca o início da imunização do público adulto no município e segue diretrizes do Ministério da Saúde.
O município recebeu um lote inicial com 354 doses do imunizante, aplicadas na sede da Secretaria de Saúde. A estimativa é vacinar cerca de 250 servidores dessas duas categorias, consideradas prioritárias por atuarem diretamente na prevenção, no monitoramento e no controle da doença. As doses remanescentes serão destinadas a outros trabalhadores da Atenção Básica, conforme o critério de maior idade, em ordem decrescente. O cenário epidemiológico reforça a importância da medida. Em 2025, Limeira registrou 6.301 casos confirmados de dengue e 11 mortes decorrentes da doença, segundo dados da Vigilância em Saúde.
Municípios da região como Iracemápolis e Cordeirópolis também deram início a imunização, que é indicada para pessoas com até 59 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é de dose única, diferentemente da Qdenga, que exige duas aplicações para garantir a eficácia. A quantidade de doses enviada a Limeira foi definida pelo Ministério da Saúde, de acordo com a estratégia nacional que prioriza profissionais da área da saúde.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Albertin, a iniciativa busca ampliar a proteção dos profissionais mais expostos ao risco de infecção. “Esses servidores atuam diariamente em visitas domiciliares e ações de campo, o que aumenta a exposição à dengue. A vacinação reduz riscos e garante a continuidade dos serviços prestados à população”. Renata destacou ainda que este é o primeiro lote de vacinas enviado pelo Governo Federal para o público adulto. “No momento, não há previsão de ampliação para outros grupos. Por isso, a estratégia é assegurar a cobertura total do público prioritário nesta etapa inicial”, completou.
Em âmbito nacional, o Ministério da Saúde adquiriu 3,9 milhões de doses do imunizante para a vacinação de profissionais em todo o país. Durante cerimônia realizada no início da semana, na capital paulista, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a imunização contempla todas as equipes multiprofissionais das unidades básicas de saúde, incluindo agentes comunitários, enfermeiros, médicos e demais profissionais cadastrados.
Na ocasião, Padilha também ressaltou o papel estratégico do Instituto Butantan na produção de tecnologias para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Diferentemente de outros grandes complexos econômicos, tecnológicos e industriais, o Instituto Butantan é 100% SUS. Cada vacina, cada medicamento e cada inovação têm um único objetivo: salvar vidas, não apenas gerar lucro”, declarou.
Com o avanço da estratégia nacional e a chegada de novos lotes ao município, a expectativa da Secretaria de Saúde de Limeira é iniciar, em uma próxima etapa, a vacinação da população em geral, conforme a disponibilidade de doses e novas orientações do Ministério da Saúde.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login