Foto de capa da notícia

Limeira tem queda de furtos de veículos em fevereiro

Depois de registrar três meses de índices alarmantes de furtos de veículos, Limeira voltou a registrar quedas no crime, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP/SP). Os dados, publicados mensalmente, foram disponibilizados ontem no site da pasta estadual.

De acordo com as informações, em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano, o furto - crime cometido sem violência contra a vítima - registrou média de 3 casos por dia. No último mês de 2022, foram 92, um caso a mais do que o registrado em janeiro. Esse número caiu para 75, em fevereiro. A queda foi na ordem de 17%. Nos últimos seis meses, os números divulgados ontem são o segundo menor índice, perdendo apenas para novembro de 2022, quando foram contabilizados 70 casos.

Para as forças de segurança, a diminuição nos índices de furtos de veículos é o resultado de ações específicas e do planejamento constante, visando o combate à criminalidade. O comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar (PM), capitão Herlon de Paula ressalta ainda a integração entre as três principais forças de segurança da cidade, as polícias Militar e Civil com a Guarda Civil Municipal. “A nossa intenção é trabalhar para que estes números sejam cada vez menores”, ressaltou o oficial da PM.

ROUBOS
Na contramão do que ocorre com o furto, os crimes de roubo - quando o veículo é levado mediante ameaça exercida contra a vítima - continuam altos. É bem verdade que, entre janeiro e fevereiro houve um pequeno recuo; de 54 para 50 casos, índice de 7%. No entanto, se o intervalo analisado for estendido, os dados da própria secretaria apontam que Limeira teve, desde abril do ano passado, números de roubos inferiores aos registrados em fevereiro deste ano.

AÇÕES
Foi em fevereiro que a Prefeitura também tomou algumas precauções, com relação ao elevado índice de criminalidade. Em 9 de fevereiro, o prefeito municipal, Mário Botion, se reuniu com representantes das forças de segurança para traçar estratégias para o combate à criminalidade. Foi nesta reunião que o ficou decidido que os semáforos da cidade teriam mudanças em suas programações. A ordem era para que os semáforos nas rotatórias da cidade passassem a funcionar em amarelo piscante das 22h às 5h do dia seguinte. A exceção ficou para o equipamento da rodovia Limeira - Piracicaba. Já semáforos da região central, na sua maioria, também estão programados para o amarelo piscante, das 23h às 5h. O objetivo é evitar furtos e roubos no momento em que o sinal está vermelho.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login