
Crimes patrimoniais aumentam no 1º trimestre de 2023
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou, na manhã desta quarta-feira, os dados criminais referentes ao mês de março. Com isso, fecha-se o primeiro trimestre do ano. E, como era esperado, os crimes patrimoniais (roubos e furtos) apresentaram aumento, se comparados àqueles registrados no mesmo período do ano passado.
Na análise dos dados foi possível confirmar o que se verifica todos os dias nas ruas e nas redes sociais: o aumento da sensação de insegurança das pessoas. Isso porque, o roubo, crime cometido mediante ameaça ou violência contra a vítima, foi o crime que mais se percebeu aumento, seja quando o alvo dos criminosos eram veículos ou objetos em geral.
O roubo de veículos apresentou uma elevação de 58%. Ao todo, nos 3 primeiros meses de 2023 foram registrados 147 casos, frente aos 93 do ano passado. Os roubos em geral também subiram: foram, ao todo, no primeiro trimestre deste ano 197 casos. No ano passado, em março, a SSP informou que Limeira acumulava 144 registros do crime.
Já os furtos - crime onde não há violência - também apresentaram aumento. No caso de crimes contra objetos em geral, o aumento girou em torno dos 31%. De 723 em 2022 para 948 neste ano. Já o furto de veículos aumentou de 211 no ano passado para 273, em 2023, o que representa um aumento de 29% nos casos.
MENSAL
Na comparação divulgada mensalmente pela Gazeta, quando se analisa os dados de um mês e os compara com os registros do período imediatamente anterior, a única modalidade de crime que apresentou queda foi justamente o roubo de veículo: 14%. (50 casos em fevereiro e 43 registros em março).
O maior aumento foi no furto de outros, com 49% de elevação (271 para 404), seguido de furto de veículos, com 42% de aumento (75 para 107) e o roubo de outros, com 28% (42 para 54 casos).
OUTROS CRIMES
Os casos de violência sexual também tiveram queda no número de registros. No primeiro trimestre de 2022, a cidade contabilizava 15 casos. O número caiu 13% no mesmo período deste ano, com 13 notificações. A violência sexual cometida contra vulneráveis aumentou um caso concreto. No ano passado foram 9 contra 10 em 2023. Este tipo de crime, cometido, via de regra, no ambiente doméstico, continua sendo o mais recorrente: Dos 13 registros feitos neste ano, apenas 3 não foram contra este tipo de vítima. Estes casos costumam também não serem divulgados para a imprensa.
PRODUTIVIDADE
O site da SSP/SP também divulgou os números da produtividade policial. Os casos de tráfico de drogas apresentaram queda no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao ano passado. Foram 85 registros em 2022 e 56 de janeiro a março deste ano. Ao todo, as forças de segurança do município prenderam 297 pessoas neste trimestre, dos quais, 230 em flagrante. Destes, 24 pessoas eram menores de 18 anos. Ainda foram apreendidas 15 armas e recuperados 98 veículos produtos de crimes.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login