Foto de capa da notícia

Pancadão do Kuhl perturba moradores a 1,5 km de distância

A aglomeração de jovens, conhecida como “Pancadão”, que é realizada todo final de semana em duas ruas do Residencial Ernesto Kuhl, tem perturbado moradores do Residencial Morada das Acácias, bairro que fica na região do Jardim São Lourenço. A reclamação foi feita na reunião do Conselho Comunitário de Segurança Central, que realizou a reunião nesta sexta-feira, na escola municipal Márcia Helena Baldove Bettoni. Embora não seja responsável pela região onde ocorre a aglomeração, os representantes da Polícia Militar presentes disseram que encaminhariam a demanda para o comando da área do Ernesto Kuhl.

A pessoa que se manifestou, que não terá a identidade revelada, disse morar na rua ao lado da escola, mas que o barulho parece “estar no quintal de casa”. A distância aproximada entre a unidade e o Ernesto Kuhl é de cerca de 1,5 quilômetros, de acordo com o Google Maps.

Presente na reunião, o tenente Zuffo, alegou que o horário em que ocorre o encontro são momentos de maior demanda de atendimento de ocorrência da corporação. “A gente tem de priorizar atendimento de casos mais graves, como roubo ou violência doméstica, por exemplo. E, neste caso, a ação no bairro tem de ser feita com mais viaturas”, alegou o oficial.

Ao ser indagado pelo vereador Júlio César Pereira dos Santos (União Brasil), sobre ações de ocupação prévias no bairro, o tenente disse que a geografia do bairro não colabora com o trabalho da corporação. “A gente ocupa a Rua Oito de Março (maior ponto de aglomeração de jovens), eles descem para a Rua Chico Mendes (onde fica a seringueira). Vira uma corrida de cão e gato”, exemplificou o oficial.

A diretora da unidade que recebeu a reunião aproveitou a presença do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), André Hailer, para reforçar o pedido feito à Prefeitura sobre a segurança do prédio. “Vocês estão convidados a conhecerem a parte externa e lateral do prédio para ver como a escola está vulnerável à invasão de vândalos. “Eu reforço o pedido, entendendo as dificuldades”, ressaltou a responsável pela escola. O pedido foi ouvido pelo comandante, que preferiu não se manifestar à Gazeta. De acordo com que a Prefeitura tem constantemente afirmado, há um projeto em andamento no Edifício Prada para o monitoramento, por câmeras em tempo real, de escolas e postos de saúdes da cidade

ELEIÇÕES
Conforme a Gazeta adiantou na edição de ontem, o advogado limeirense Claudio Zalaf foi aclamado presidente do Conselho para um mandato de dois anos. A eleição é regimental e foi conduzida pelo capitão André Barbosa, comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar (PM), membro nato do Conselho. “Tem coisa que a gente consegue, mas tem coisa que não dá. Mas, o mais importante é fazer. Não é sempre que ganhamos, mas a gente tem de continuar tentando”, alegou o advogado, ao agradecer os cumprimentos dos presentes.

Zalaf ainda disse que a meta agora é conseguir a instalação do lixão no Bairro dos Pires, reivindicação antiga do conselho. “Mas, na medida do possível, todas as demandas que nos chegarem, encaminharemos para as autoridades competentes.

LIXÃO
Um funcionário lotado na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, ouviu a reclamação dos moradores do bairro dos Pires sobre a instalação de um lixão no bairro. Há, pelo menos, 2 anos, o conselho, em conjunto com moradores, têm lutado para tentar retirar o ponto de descarte que se formou no início da Via Martin Lutero, às margens da Rodovia Anhanguera.

Depois da celeuma formada pela transferência do descarte para o local, a prefeitura alegou que buscava a compra de uma área para a instalação do local apropriado para o descarte. Em agosto de 2021, o secretário municipal Dagoberto Guidi alegou em um encontro do conselho que todas as formas amigáveis de encontrar a área haviam se esgotado e que a partir daquele momento, a Prefeitura passaria para a desapropriação de uma área. A versão foi sustentada por algumas vezes pela vice-prefeita, que também participava de alguns encontros. A resposta do representante do Poder Executivo, durante a reunião de ontem, é que o processo de desapropriação está em trânsito na Secretaria de Negócios Jurídicos.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login