
PM e GCM aumentarão efetivo em dia de ameaça de ataques
A Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira devem aumentar a atenção à segurança das escolas de Limeira, nesta quinta-feira. Nas últimas duas semanas, notícias têm se disseminado nas redes sociais e aplicativo de troca de mensagens sobre a possibilidade de ataques ocorrerem em unidades escolares. A repercussão da possibilidade fez com que algumas escolas já tenham suspendido as aulas para hoje.
Em entrevista ao programa Educadora de Manhã, da Rádio Educadora, o capitão Herlon de Paula, oficial e comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Limeira disse que as inteligências das corporações têm trabalhado em conjunto para tentar identificar possíveis invasões, mas até agora nada foi constatado. “Possivelmente o que espalharam foi fake news para criar um caos, um pânico na sociedade. Todas as ocorrências registradas até agora teriam sido ocorrências normais, que ocorrem em um ou outro momento”, alegou o oficial da corporação estadual.
Wagner Marchi, secretário de Segurança, também disse que os agentes da GCM, embora já tenham feito um patrulhamento mais ostensivo, estarão atentos a qualquer anormalidade. “A determinação é que os guardas tenham um olhar mais afinado para o ambiente escolar. E acentuamos a determinação de que os agentes façam contato com os gestores e os diretores de escolas”, frisou Marchi, à emissora de rádio. Ele ainda frisou que o dispositivo de segurança disponibilizado para as escolas já está em funcionamento. Semelhante com o sistema do Botão do Pânico, o dispositivo emitirá um alerta ao Copi (Centro de Operações Integradas) da Guarda Civil Municipal, se um aparelho celular, previamente cadastrado, acionar o aplicativo que as escolas tiveram acesso.
Há duas semanas, a Polícia Militar também intensificou o patrulhamento nas regiões das escolas e no contato com a comunidade escolar. Outra questão que o policiamento deve ficar atento, de acordo com o oficial, são pessoas que podem se aproveitar da situação para criar mais medo na população. “Se alguém for pego causando qualquer problema, que caracterize uma situação de crime, a pessoa vai ser levada para a delegacia e apresentada à autoridade policial”, relatou o militar. O oficial lembrou que na semana passada, três adolescentes foram apreendidos por policiais civis de Limeira e Cordeirópolis por escreverem ameaças de ataques em portas de banheiros e por propagarem estas ameaças falsas. “Atos e condutas irresponsáveis desta natureza terão, sim, sua responsabilidade penal e civil trazida à frente. E que isso sirva de demonstração de que as forças de segurança e a Justiça estão atentas e vão continuar trabalhando”, disse o secretário municipal.
O oficial da PM pediu, por fim, que a população confie nas instituições. “Nós estamos empenhados em garantir a segurança de todas as escolas e é necessário que os pais acreditem nisso e passem tranquilidade aos filhos”, finalizou Herlon. Na tarde de ontem, a Polícia Militar emitiu uma nota afirmando que durante toda esta quinta-feira, uma operação será deflagrada com foco na segurança das escolas. A nota ainda pede para que denúncias ou suspeitas de ações nas escolas, podem ser passadas para o telefone de emergência da corporação, que é o 190. A Guarda Civil Municipal atende pelo telefone 153 e a Polícia Civil pelo telefone 197.
A Gazeta entrou em contato com o professor Fábio Moraes, vice-presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Ele relatou que não há nenhuma orientação, nem do sindicato, quanto da Secretaria Estadual da Educação, para que as escolas não abram nesta quinta-feira. Embora, segundo ele, algumas unidades já haviam agendado reuniões periódicas de professores para esta quinta-feira. “Mas quem não havia marcado, não deve marcar. Não é fechando as escolas que a gente vai dar uma resposta à sociedade com relação a esse problema que estamos passando”, frisou o docente. De acordo com fontes da Gazeta, na rede municipal de ensino a recomendação é a mesma.
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login