Foto de capa da notícia

Prefeitura e PM reforçam abordagens a moradores de rua

A Prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar, devem reforçar as abordagens sociais aos moradores de ruas a partir da próxima semana. Uma reunião, realizada no NAC, na tarde de anteontem, decidiu como serão feitas as abordagens. A informação foi passada pelo capitão Herlon de Paula, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, em reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro Sul, na noite de anteontem. O oficial é responsável pelo policiamento na região central de Limeira. O encontro contou com a presença de apenas um representante da prefeitura e assessores de dois vereadores. A vereadora Constância Félix participou junto do filho, Murilo Félix. O comandante estadual da Polícia Militar Rodoviária, coronel Wilians Cerqueira Leite, também esteve presente. O policial limeirense, da mais alta patente da corporação, lembrou das ações da corporação na campanha “Maio Amarelo”.

MORADORES DE RUA
Herlon afirmou que as abordagens serão feitas com o intuito de retirar as pessoas das ruas e reafirmou que gostaria de manter contato com instituições que distribuem alimentos aos moradores de rua para tentar encontrar outras formas de ajudá-los. Em fevereiro, o oficial já tinha demonstrado interesse neste mesmo sentido, em um encontro semelhante. Na época, o oficial disse que havia ocorrido um entendimento comum dos gestores de segurança pública de que o ato de somente distribuir comida pode incentivar os moradores a ficarem nas ruas, sendo essa a grande preocupação, pois poderia ser feito algo a mais. “A gente sabe que essas pessoas querem fazer o bem e, às vezes, até por questões religiosas. Mas, neste momento, seria interessante tentar ajudar a tirar esses cidadãos da rua e oferecer-lhes uma vida mais digna”, alegou o oficial da PM, em fevereiro.

POSSE
Ainda na reunião foi empossada a nova diretoria do conselho para mais dois anos. O advogado Paulo Martins, que era presidente, tomou posse como vice-presidente. Em seu lugar foi empossado o capelão do 36º BPM/I, Benedito Vieira da Silva. “A participação da população é fundamental no Conseg. Que todas as pessoas tenham noção da responsabilidade de, juntos, fazermos uma cidade melhor”, alegou o presidente empossado.

PANCADÃO
Outro assunto que voltou a ser pauta da reunião foi a aglomeração de jovens no Residencial Ernesto Kuhl, que incomoda moradores de diversos bairros. A reclamação foi feita na semana passada na reunião do outro Conseg, o Central, no Residencial Morada das Acácias. Anteontem, Herlon alegou que, nos últimos meses, o policiamento foi voltado para o furto e roubo de veículos, mas que deve, nos próximos finais de semana, voltar a apertar o cerco nos encontros. O trabalho será planejado em conjunto com a Força Tática, grupamento de elite da PM limeirense. “Tive de mudar um pouco o foco do policiamento para os furtos e roubos de veículos, já que são crimes que colocam em risco a vida de pessoas, mas não abandonamos o [trabalho no] Kuhl”, alegou. Nas últimas semanas, a PM tem marcado presença no bairro até o meio da madrugada. Só que, segundo o oficial, a aglomeração começa quando a PM deixa o local.

Comentários

Compartilhe esta notícia

Faça login para participar dos comentários

Fazer Login