
Roubos caem no interior, e cidades atingem recorde histórico
As cidades do interior paulista atingiram uma queda histórica na quantidade de roubos no primeiro semestre. Neste ano, houve 14.492 crimes, redução de 21,4% em relação aos 18.458 roubos cometidos entre janeiro e junho do ano passado. É o menor número de roubos registrados no primeiro semestre no interior do estado desde o início da série histórica, há 25 anos, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Somente em junho, aconteceram 2.066 roubos nas cidades paulistas. O número é 24,7% menor que o mesmo mês do ano passado.
“Nossa gestão tem focado em estratégias para elevar o custo do crime para os criminosos, utilizando tecnologia, como o programa Muralha Paulista e a recomposição do efetivo policial em todo o estado. Além disso, investimos em inteligência policial e na intensificação das investigações para desarticular financeiramente as organizações criminosas. Assim, tem sido possível reduzir significativamente os principais indicadores criminais e reforçar a sensação de segurança para toda a população", disse o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.
CARGAS
Na análise semestral, os roubos de carga também atingiram mínimas históricas. Entre janeiro e junho deste ano, aconteceram 354 crimes no interior paulista — 40,4% a menos que os roubos de cargas contabilizados no primeiro semestre do ano passado (594) no interior. Em junho, essa modalidade criminosa registrou a sexta queda consecutiva. Foram 42 assaltos — 52,2% a menos que no ano passado.
O resultado é reflexo das ações ostensivas e intensificação das investigações das Polícias Civil e Militar nas cidades do interior com a recomposição do efetivo policial. Pelo terceiro ano seguido, os roubos de veículos sofreram redução. Neste ano, de janeiro a junho, foram 3.129 crimes — o menor número para um primeiro semestre desde 2001 para as cidades do interior. A queda em relação ao ano passado chega a 14,1%. Os furtos de veículos chegaram a 13.123 boletins de ocorrência, com uma retração de 3,1% na comparação com o primeiro semestre do ano passado. (Agência SSP)
Latrocínio apresenta queda histórica no interior
Neste ano, aconteceram 27 roubos seguidos de morte entre janeiro e junho. A quantidade é 41,3% menor na comparação com o mesmo semestre do ano passado, quando 46 crimes foram registrados. As maiores reduções foram observadas nas regiões de São José dos Campos e de Campinas, com o registro de dois e um latrocínio, respectivamente, em seis meses. O dado reforça os resultados das ações integradas das forças de segurança na proteção à vida e ao patrimônio da população.
Os homicídios dolosos — quando há intenção de matar — também apresentaram uma queda significativa no semestre, atingindo o menor índice da série histórica para esse tipo de crime. Nas cidades paulistas, aconteceram 730 homicídios entre janeiro e junho deste ano. No primeiro semestre do ano passado, a Polícia Civil contabilizou 791 mortes. A redução é de 7,7% no período. Os números refletem o reforço do policiamento ostensivo nas cidades, o investimento em inteligência policial e o monitoramento constante de dados, além da adoção de estratégias preventivas no combate aos crimes contra a vida, garantindo mais segurança à população.
FEMINICÍDIOS
Os casos de feminicídios reduziram no primeiro semestre do ano nas cidades do interior de São Paulo. Entre janeiro e junho, as Delegacias de Defesa da Mulher investigaram 70 crimes — dez feminicídios a menos que o mesmo período do ano passado. Os estupros fecharam o período com 4.278 denúncias de estupros no interior do estado, praticamente a mesma quantidade contabilizada entre janeiro e junho do ano passado (4.252).
Comentários
Compartilhe esta notícia
Faça login para participar dos comentários
Fazer Login