Kit Robótica: APEOESP denuncia falhas na implementação

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A APEOESP Subsede Limeira, em resposta às reclamações dos professores sobre o Kit Robótica, realizou uma enquete junto aos representantes das escolas municipais. O resultado da pesquisa, com base em uma amostragem das respostas recebidas, revela o descontentamento da categoria com a forma como o projeto está sendo implementado.

O ensino por meio da robótica faz parte do Programa de Educação Tecnológica e Iniciação Científica (Proetic), implantado pela gestão do prefeito Mario Botion, com investimento da ordem de R$ 33 milhões. O ensino de robótica foi assegurado pela Lei 6.809, de autoria do vereador Elias Barbosa, sancionada pelo prefeito.

De acordo com a APEOESP, a Secretaria Municipal de Educação sinalizava a aquisição e implementação do Kit Robótica há pelo menos dois anos. No entanto, a chegada do material às escolas foi recente e sem a devida atenção, planejamento e formação continuada dos professores.

“A enquete aponta que a formação sobre o Kit Robótica não é adequada ou suficiente para a execução do projeto. Os professores também observaram falhas na oferta e na qualidade da formação dos profissionais que farão uso dos kits. Além disso, há falta de apoio com monitores para auxiliar na execução do projeto com os alunos, já que as unidades escolares não possuem monitores suficientes nem mesmo para as rotinas escolares”, revela.

INADEQUADOS

Outro ponto de crítica é a inadequação do Kit Robótica para atender a todos os alunos do fundamental I (do 1º ao 5º ano), principalmente por conter peças muito pequenas que oferecem riscos aos estudantes das séries iniciais.

Apesar das dificuldades, os professores estão sendo pressionados a desenvolver o projeto de robótica, com atividades a serem realizadas semanalmente. A APEOESP ressalta que as escolas possuem demandas muito mais urgentes e necessárias que contribuem para o pleno desenvolvimento e aproveitamento escolar, e que visam uma melhor qualidade da educação.

Diante das diversas falhas na implementação do Kit Robótica, a APEOESP defende a priorização de outras demandas pelas escolas, como a recuperação da infraestrutura das unidades, a valorização dos profissionais da educação e a oferta de materiais didáticos adequados.

“A APEOESP como espaço de representatividade dos profissionais do magistério e mediante os atendimentos que realiza conclui que as escolas têm demandas muito mais urgentes e necessárias que contribuem e asseguram o pleno desenvolvimento e aproveitamento escolar, e que visam   melhor qualidade na Educação frente aos investimentos que foram feitos para a aquisição dos referidos kits de robótica”, disse.

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