O novo técnico da Inter de Limeira será Felipe Conceição. O treinador de 44 anos chegou a um acordo com o presidente Danilo Maluf e virá a Limeira na segunda-feira para assinar contrato. Conceição já foi técnico do Cruzeiro e do América/MG. O contrato será até o fim da Série D com possibilidade de renovação para o Paulistão. Felipe vem para o lugar de Júnior Rocha, que fechou com o Guarani. O zagueiro Diego Jussani trabalhou com Conceição no América/MG. Mais informações em breve.

Uma criança de 1 ano, engasgada com uma peça plástica, foi salva após rápida ação da Polícia Militar em Santa Bárbara d'Oeste, no interior de São Paulo, nesta quarta-feira (1°). Os pais do menino ligaram para o 190. Enquanto a equipe do Centro de Operações da PM (Copom) auxiliava o casal por telefone, uma viatura já estava a caminho da casa da família.

Os cabos Gisele Soares e Diego Ferreira estavam pela região, quando foram acionados. Eles chegaram ao local em cerca de dois minutos e encontraram Matheus desacordado no colo do pai. Imediatamente o policial pegou o menino e realizou a manobra de Heimlich com o apoio de sua parceira.

A criança expeliu a peça plástica que havia engolido e voltou a respirar. Os pais, que até então estavam desesperados, agradeceram aos policiais. Na sequência, a família foi encaminhada ao pronto-socorro em uma viatura para verificar o estado de saúde de Matheus, onde foi constatado que estava tudo bem.

Segundo a cabo Soares, em 10 anos na corporação, esta foi a primeira vez em que participou de uma ocorrência deste tipo. “Com certeza foi a mais marcante da minha carreira, estou emocionada até agora”, contou.

Na saída do hospital, os agentes foram até lá novamente para entregar um presente ao menino. “Os pais ficaram muito agradecidos por tudo, mas foi gratificante para nós também. Conseguimos ajudar uma criança, isso não tem preço”, concluiu a policial.

Limeira em destaque, Artur Nogueira e Cordeirópolis crescem e Iracemápolis apresenta recuperação


As cidades de circulação da Gazeta fecharam o mês de março com saldo positivo de 807 empregos com carteira assinada. O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou hoje os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), revelando um cenário promissor para o mercado de trabalho na região.

Limeira se destaca com 632 novas vagas em março, impulsionada pelo setor de serviços. A cidade registrou um aumento de 24,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram criadas 506 vagas. O destaque fica para o setor de serviços, que gerou 407 novas oportunidades, um crescimento de 78,1% em comparação com março de 2023.

Artur Nogueira também registra crescimento, com 78 novas vagas em março, um aumento de 225% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram criadas apenas 24 vagas. O setor industrial foi o principal responsável pela geração de empregos na cidade, com 55 novas vagas, um crescimento de 131,25%.

Cordeirópolis e Engenheiro Coelho também apresentaram crescimento na geração de empregos formais em março. Cordeirópolis registrou 34 novas vagas, um aumento de 209% em relação a março de 2023, quando foram criadas apenas 11 vagas. O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos na cidade, com 31 novas vagas, um crescimento de 181,82%.

Já Engenheiro Coelho registrou 19 novas vagas em março, um aumento de 26,67% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram criadas 15 vagas. O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos na cidade, com 8 novas vagas, um crescimento de 100%.

Iracemápolis apresentou recuperação com 44 vagas em março. Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando a cidade registrou a criação de 53 vagas negativas. O setor de serviços foi destaque com 27 vagas. O cenário geral da região é positivo. O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos na região, com 473 novas vagas. O salário médio de admissão foi de R$ 2.081,50, com uma ligeira queda de 0,25% em relação ao mês anterior.

NACIONAL

O Brasil fechou o mês de março com saldo positivo de 244.315 empregos com carteira assinada. No acumulado do ano (janeiro/2024 a março/2024), o saldo foi positivo em 719.033 empregos, o que representa um aumento de 34% em relação aos três primeiros meses do ano passado. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, este foi o melhor resultado do Caged para o mês de março desde 2020. “Ou seja, é um momento importante, então eu creio que neste Primeiro de Maio nós temos motivos para fixar a luta da classe trabalhadora por melhores condições”, disse Marinho

“O agasalho que você doa, aquece quem precisa”. Esse é o slogan da Campanha do Agasalho 2024, lançada ontem em Limeira. Simultaneamente, houve o lançamento da Campanha do Agasalho PET, que receberá doações de roupinhas, cobertores, guias, coleiras e ração.

No ano passado, foram arrecadadas mais de 163 mil peças na Campanha do Agasalho. A intenção neste ano é superar essa marca. Para tanto, haverá 10 pontos de arrecadação pelo sistema drive-thru e mais de 120 pontos fixos de coleta, como shoppings, indústrias, escolas, igrejas, entre outros.

O primeiro drive-thru será na semana que vem, dia 8 de maio, em frente da Padaria Tókio, no Parque Nossa Senhora das Dores. Já o dia D está marcado para 25 de maio, na Via Martim Lutero, na rotatória do Bairro dos Pires (entre Pires de Cima e Pires de Baixo). O término das campanhas será em 10 de julho.  Todos os pontos de coleta podem ser conferidos no link: https://www.limeira.sp.gov.br/campanhadoagasalho.

Iracemápolis decretou situação de emergência no âmbito da saúde pública no Município, em razão da crescente proliferação do mosquito Aedes aegypti e do aumento dos casos de dengue. A decisão de decretar emergência foi tomada em conjunto pelo comitê de combate e enfrentamento das arboviroses em virtude do número de casos ter ultrapassado os 500.

Atualmente são 531 casos confirmados, 515 autóctones e 16 importados. “As equipes de saúde não tem medido esforços para o enfrentamento da dengue em nosso município, e é importante ressaltar que não houve nenhum óbito por dengue neste ano de 2024, embora os casos notificados ultrapassem 1 mil casos”, informou a Prefeitura.

A situação de emergência permite ao Município a adoção de medidas administrativas necessárias à contenção do aumento de casos, com maior flexibilidade. Entre elas: a aquisição de insumos e materiais; a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergência; a prorrogação, na forma da lei, de contratos e convênios administrativos que favoreçam o combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue e de outras arboviroses; e a contratação de servidores, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público

Termina nesta quinta-feira (2) o prazo para estudantes classificados pelo Provão Paulista indicarem os cursos superiores de preferência para concorrer a uma vaga com ingresso no segundo semestre de 2024. Ao todo, são 7.719 vagas, distribuídas entre as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Os participantes do exame que concluíram o Ensino Médio da rede pública em 2023 devem fazer a escolha pelo site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.

As Fatecs disponibilizam nesta etapa do Provão Paulista 5.109 vagas, em 92 formações diferentes, de variadas áreas do conhecimento, em todas as regiões do estado. Os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade, em setores como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente, indústria 4.0 e assim por diante.

Entre os exemplos estão Alimentos, nas Fatecs Marília e Piracicaba; Big Data no Agronegócio, nas Fatecs Pompeia e Bebedouro; Gestão Portuária, na Fatec Baixada Santista; Projetos de Estruturas Aeronáuticas, na Fatec São José dos Campos; e muitos outros. As novidades deste semestre para o Provão são dois novos cursos na Fatec São Paulo: Paisagismo e Jardinagem, além de Produção Cultural. A Fatec Votorantim também abriu vagas para a nova formação em Ciência de Dados para Negócios. Veja cronograma e relação de cursos (https://stcdndev.blob.core.windows.net/lib/SEED2303/Edital%20de%20Participa%C3%A7%C3%A3o%20-%2012%C2%AA%20Retifica%C3%A7%C3%A3o.pdf)

A alta empregabilidade é uma das vantagens da graduação tecnológica. Mais de 91% dos estudantes das Fatecs estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. “O tecnólogo desenvolve competências e habilidades para melhorar os processos de gestão e inovação tecnológica, com o uso ou criação de novas tecnologias na solução de problemas complexos”, afirma o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves. Segundo ele, existe uma procura grande por profissionais formados pelas Fatecs porque as empresas sabem que vão contar com pessoas de perfil criativo e empreendedor”, ressalta.

As Fatecs organizarão quatro chamadas de matrículas para os candidatos aprovados. A primeira chamada ocorrerá entre os dias 6 e 8 de maio. A segunda, nos dias 13 e 15 de maio. A terceira, entre 20 e 22 de maio, e a quarta, entre 27 e 29 de maio.

Univesp

Estudantes classificados para a Univesp que já registraram a opção de curso no ano passado podem modificar a preferência. Por exemplo, se o aluno deseja cursar Letras, é preciso optar pelo eixo de Licenciaturas e, na fase de matrículas, informar à universidade a opção pela graduação em Letras. É possível, ainda, que o estudante escolha o mesmo eixo, em três campi diferentes. São oferecidas 2.610 vagas em nove cursos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

Provão Paulista

Implantado pelo Governo de São Paulo em 2023, o Provão Paulista Seriado funciona como porta de entrada de alunos do Ensino Médio da rede pública no Ensino Superior de instituições paulistas parceiras da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP): Fatecs, Univesp, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta primeira edição, mais de 15 mil vagas foram abertas, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre de 2024.

Vestibular das Fatecs

Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem do Vestibular das Fatecs, aumentando as chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior. As inscrições para o Vestibular do segundo semestre de 2024 estão abertas e podem ser feitas até as 15h do dia 7 de junho pelo site www.vestibularfatec.com.br.

‌Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Pagamento para quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24


Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo começam a receber nesta quinta-feira (2) a antecipação do décimo terceiro. O pagamento vai até o próximo dia 8, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O pagamento do décimo terceiro a quem ganha um salário mínimo começou em no último dia 24 e também vai até o dia 8. Até a metade da próxima semana, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, considerando os que ganham o benefício mínimo e os que recebem acima dele.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro pode ser consultado no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets. A consulta também pode ser feita pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Governo antecipa do

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberão do décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a injeção de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,68 bilhões correspondem à primeira parcela, referente à competência de abril e que será paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante corresponde à segunda parcela, da competência de maio, a ser paga no fim de maio e início de junho.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não têm direito a décimo terceiro salário.

Pelo menos quatro registros policiais de violência doméstica foram feitos no plantão de Limeira, no final de semana. As mulheres, agredidas por seus companheiros, tiveram ferimentos considerados graves. Em outro caso, a vítima foi agredida após uma discussão por causa de uma tatuagem.
Um dos casos terminou com a vítima, de 40 anos, com o braço fraturado. O crime ocorreu no Jardim Santa Eulália, no dia 17 do mês passado. A mulher acusa o marido, de 41, de lhe agredir com socos e chutes, na parte de trás da casa da família. O motivo da briga teria sido o fato de a mulher afirmar que iria para a igreja. O agressor estava bêbado na hora do crime, segundo a vítima.
Mesmo após ser agredida, a mulher manteve o casamento, que ocorreu há 4 meses. No final de semana passado, a mulher teria sido ameaçada de morte pelo agressor, que fugiu logo em seguida. A vítima pediu ajuda para uma amiga que lhe aconselhou a notificar as agressões e solicitar medida protetiva em desfavor do marido.

SÓCIOS
Uma empresária, de 45 anos, precisou ser levada para um hospital particular da cidade depois de ser agredida pelo seu companheiro, de quem é sócia em um comércio da cidade. A mulher disse que discussões por causa de trabalho são frequentes e que o homem já a ameaçou com uma arma de fogo. Ela passava por atendimento médico e precisaria permanecer no hospital, já que estava com suspeita de fratura no nariz. Mesmo diante das situações vividas, a mulher se negou a informar o nome do agressor e alegou que procurará a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) para comunicar a situação.  

MORDIDA
Na noite de sábado, o delegado Siddhartha Carneiro Leão teve de analisar a situação envolvendo um casal, ele com 42 e ela, com 45 anos. Ambos foram casados, mas estão separados. No entanto, moram na mesma casa. No sábado, a mulher fez uma tatuagem, o que não agradou o agressor, já que, segundo ele, a mulher não ajuda com as despesas da casa.
Houve um desentendimento e ambos acabaram se agredindo. Ela teria sido chutada e como não conseguia se desvencilhar, acabou mordendo o dedo dele. A mulher pediu socorro à Polícia Militar (PM), que foi até a residência deles, no Residencial Granja Machado. Em sua defesa, o homem disse que apenas se defendeu das investidas da mulher, após a discussão ficar acalorada. O caso foi registrado e deve ser melhor analisado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Ambos foram liberados após prestarem esclarecimentos.

BOA VISTA
Um dos casos acabou com a prisão do agressor, de 43 anos, na madrugada de ontem. Ele foi detido e encaminhado à delegacia por policiais militares que atenderam o pedido de socorro da vítima, uma mulher de 38 anos. O acusado chegou em casa embriagado, ameaçou a companheira e a agrediu com um tapa no rosto. A motivação da crise seria uma postagem feita em uma rede social e a amizade da vítima com uma mulher.
O crime foi testemunhado pela filha do casal, de 18 anos. No ato da prisão, o homem aparentava estar sob efeito de álcool e falava apenas frases desconexas. O flagrante foi assinado pelo delegado Rodrigo Rodrigues.  

Policiais militares do Batalhão de Ações Especiais (Baep) capturaram um homem, de 18 anos, que era considerado pela Justiça, pelo crime de roubo. Durante a abordagem, os policiais descobriram que ele estava em estado flagrancial em outro crime; o de estupro de vulnerável. O jovem foi encontrado na rua Emílio Forster, no Jardim Nereide, durante a tarde do último sábado.
Na abordagem, o rapaz informou que tinha armazenado, em seu celular, vídeos e fotos de relações sexuais que ele teve com uma menina, de 13 anos. A garota foi levada ao plantão, entrevistada e confirmou que havia feito sexo com o rapaz. Além de ser preso pela ordem judicial, o rapaz foi preso em flagrante por estupro de vulnerável.  

Uma mulher, de 51 anos, foi presa em flagrante por tráfico de drogas ao tentar entrar com drogas no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), de Limeira, na manhã do último domingo, dia 28. Ela estava no local para visitar o marido, que cumpre pena na unidade. Na revista feita nos pertences da mulher, os agentes penitenciários perceberam que a carne, que ela tentava levar para o detido, estava colada.
Ao cortar o alimento, foram localizadas 20 porções de maconha e seis de M4, droga sintética que é borrifada em pedaços de papéis. A mulher foi detida e encaminhada ao plantão, onde teve de se explicar ao delegado Ícaro Gomes. As drogas também foram apreendidas pela autoridade policial.

O corpo de uma mulher, de 55 anos, identificada como Eliana Correia dos Santos, foi encontrado no leito do ribeirão Tatu, na manhã de anteontem. Policiais militares foram acionados até a área de mata que margeia o rio, na região do Terminal Urbano, pois um homem, de 55 anos, que pretendia pescar no local,  encontrou a mulher já morta.
Aparentemente, ela não apresentava sinais de violência, mas o corpo passou por necropsia para tentar determinar o que matou a vítima. Após a repercussão do fato, a família esteve no IML e reconheceu o corpo de Santos. Ela deixou uma filha e foi sepultada ontem à tarde, no Cemitério Parque de Limeira.

Acidente foi registrado enquanto Kelly Stefani de Oliveira Alves passava pela ponte do esqueleto, na zona rural de Cordeirópolis

Equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar foram acionadas até a ponte do esqueleto, na manhã de domingo, para tentar salvar uma mulher, que havia caído do alto da estrutura, de uma altura de cerca de 20 metros. A vítima foi identificada pelo marido como sendo Kelly Stefani de Oliveira Alves, de 39 anos, moradora do Jardim Santa Maria. O homem, também de 39 anos, passeava de bicicleta com a esposa, quando ela caiu.
Ambos saíram, na companhia de um grupo de ciclistas de Rio Claro, para fazer trilha. Ao passar pela estrutura, Kelly teria tentado colocar o pé em uma mureta de concreto, mas se desequilibrou. Ela teria parado para fazer uma filmagem e despencou junto com a bicicleta. O marido ainda pediu ajuda, mas não havia o que ser feito. No local, ninguém quis comentar o assunto.
Ainda durante o domingo um vídeo atribuído ao que a ciclista fazia no momento da queda, viralizou nas redes sociais. Não foi possível confirmar a veracidade da imagem, mas o local onde as cenas foram captadas é a estrutura cordeiropolense. Nas redes sociais da vítima é possível encontrar imagens de aventuras que o casal fez recentemente, inclusive no local onde ocorreu o acidente. A perícia criminal e uma equipe da Polícia Civil também acompanharam o caso.
O corpo de Kelly foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Limeira e entregue à família depois dos trâmites. O velório dela ocorre nesta terça-feira, no Velório Memorial Cidade Jardim (Parque das Palmeiras) em Rio Claro. O corpo será cremado às 14h, no local. Ela era casada e deixa um filho de 6 anos. A Polícia Civil de Cordeirópolis deve instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.


A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4340/23, do deputado Miguel Lombardi (PL-SP), que destina às Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) 1% da arrecadação com três sorteios especiais de loterias da Caixa, entre eles a Mega da Virada. Pelo texto aprovado, os recursos das loterias deverão ser aplicados integralmente em ações de prevenção e controle de infecções dentro das Ilpis; compra de insumos e de equipamentos básicos para segurança e higiene dos residentes e funcionários; compra de medicamentos; e adequação dos espaços para isolamento dos casos suspeitos e leves de doenças graves.

“O meu objetivo é criar uma fonte alternativa de recursos para as entidades que cuidam dos idosos em situação de vulnerabilidade social. Muitas organizações têm fechado as portas por dificuldades financeiras. Esse projeto não resolve o problema, mas cria um suporte importante para nossas instituições seguirem em frente”, comentou o deputado. Lombardi é vicentino e ao longo do mandato é o parlamentar que mais destinou emendas parlamentares para entidades que acolhem idosos no Brasil.

A matéria de autoria do deputado limeirense já foi aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) na Câmara dos Deputados. O relator, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), recomendou a aprovação da proposta. “A criação de uma fonte permanente e confiável de recursos poderá representar uma verdadeira e muito bem-vinda revolução nas Ilpis”, comentou. Agora, o texto segue para apreciação na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e está sendo relatado pelo deputado Fernando Monteiro (PP-PE).

As Ilpis são instituições, governamentais ou não, destinadas a oferecer moradia e condições de liberdade, dignidade e cidadania para idosos. A proposta cria o Programa Nacional de Apoio a instituições dessa natureza. O texto aprovado prevê ainda que os recursos das loterias deverão ser repassados mesmo a instituições com dívidas tributárias junto à União e independentemente da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas).”


O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou até mesmo pedir transferência de domicílio eleitoral, terminará em 8 de maio. Além disso, a data é limite para quem precisa cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral mais próximo.

Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Caso a situação do eleitor esteja irregular, ele não poderá votar nas eleições de 6 de outubro, no primeiro turno, que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do país, com exceção do Distrito Federal, que não tem eleições municipais.

O cadastro somente será reaberto após as eleições, em novembro deste ano.Além de não poder votar, o eleitor que não estiver em dia com as obrigações eleitorais pode ter dificuldades para emitir documentos como passaporte, fazer matrículas em universidades, tomar posse em cargos públicos ou receber benefícios sociais do governo.


Um homem matou a facadas uma mulher, no quilômetro 7 da LIM-156 (Estrada da Balsa), no final da tarde de ontem. A vítima era dona da chácara onde o homem morava e, segundo testemunhas, atritos entre eles eram constantes. Além da mulher que morreu, a filha dela também foi ferida e precisou ser levada para a Santa Casa pelo Samu. A PM chegou ao local a tempo de deter o acusado do crime. Ele foi apresentado ao delegado Dimas Custódio, que analisaria o caso. (Carlos Gomide)

No Internet Connection