Limeira fará parte da Região Metropolitana de Piracicaba

Foto: divulgação

Região
Ferramentas
TIPOGRAFIA

 

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou ontem o Projeto de Lei do governo estadual que cria a Região Metropolitana de Piracicaba, na qual Limeira está inserida. No total, a região será formada por 24 municípios e cerca de 1,5 milhão de habitantes. A proposição retorna agora para sanção do governador João Doria.

O projeto recebeu 12 propostas de emendas, mas passou por apenas uma modificação, que foi a retirada de Laranjal Paulista da lista de cidades da unidade regional.

A região metropolitana será formada pelos seguintes municípios - Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
Com exceção de Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, os demais já faziam parte da aglomeração urbana de Piracicaba (AU-Piracicaba), que deixará de existir com a vigência da nova proposição.
"Criamos um aglomerado urbano há alguns anos, mas o sonho era a Região Metropolitana de Piracicaba, e isso aconteceu nesta manhã na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo", disse o deputado Roberto Morais. "Trabalhamos muito para que Piracicaba fosse líder dessa região e não dependente de Campinas. Hoje temos praticamente todos os organismos do Estado na nossa cidade. Não adianta Piracicaba ir bem e as outras cidades não e esse é o intuito da região metropolitana", afirmou.

A Região Metropolitana de Piracicaba será a oitava no Estado de São Paulo, que já conta com as de Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Baixada Santista, São Paulo, Sorocaba, Campinas, além de São José do Rio Preto, que aguarda a sanção do governador.

 

ENTENDA

Região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, que, neste caso, é Piracicaba.

O objetivo das regiões metropolitanas é realizar tarefas públicas que exigem a cooperação entre os municípios, como por exemplo, facilitar a integração de empresas, indústrias, serviços de saneamento básico e de transporte coletivo, regularizando em termos político-institucionais sua existência.

Ou seja, por definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que determina a união de municípios dentro de uma Região Metropolitana são as Funções Públicas de Interesse Comum.

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente para receber em primeira mão todas as novidades.
No Internet Connection